terça-feira, 31 de agosto de 2010

HOJE É DIA DO NUTRICIONISTA - 31 DE AGOSTO.

Parabéns as nutricionistas do HSE, especialmente a Dra. SILVANA VILELA, nutricionista do programa da obesidade, Dra. RAMINHA NASCIMENTO, nutricionista do 3º andar do HSE e colaboradora do Programa da obesidade, Dra. MARTA CHAMIÉ, também colaboradora do programa da obesidade aqui do Hospital dos Servidores, a estudante de Nutrição futura Dra. TICIANE ALBUQUERQUE, e também as estudantes de nutrição que por ventura eu não tenha mencionado aqui. Obrigado a todas pela atenção, carinho, dedicação e competência com que têm me ajudado a encarar a dieta e reeducação alimentar que faço atualmente.

DIA DO PSICÓLOGO - 27 DE AGOSTO

Peço desculpas por não ter feito nenhum comentário sobre o dia do psicólogo, mas hoje vou corrigir minha falha. Dia 27 de agosto foi comemorado o dia do psicólogo. Deixo aqui os parabéns para todos os profissionais da área de psicologia do HSE, e principalmente para minha amiga Dra. STELLA e a Dra. SOCORRO BRANCO, psicóloga do programa de obesidade aqui do Hospital dos Servidores. Também não posso esquecer da Dra Kátia. Parabéns e obrigado por todo apoio que tenho recebido.

domingo, 29 de agosto de 2010

BOLINHO DE ARROZ ASSADO LIGHT ( RECEITA PARA DIABÉTICOS )

Ingredientes:


4 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de cebolinha picada

1 pimentão vermelho médio em cubos pequenos

1 pimentão verde médio em cubos pequenos

1 xícara de arroz lavado

1 colher de orégano

2 ovos ligeiramente batidos

1 xícara de farinha de trigo peneirada

Sal

1/2 xícara de farinha de rosca para empanar

Preparo:

Aqueça em uma panela 3 colheres (sopa) azeite, junte a cebolinha, os pimentões e refogue até murchar.

Junte o arroz e frite até ficar levemente tostado.

Junte 3 xícaras de água, o orégano, o sal e misture bem.

Assim que a água ferver, reduza a chama, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos ou até o arroz ficar macio.

Retire e deixe esfriar.

Ligue o forno à temperatura média.

Unte duas fôrmas com o azeite restante e polvilhe com farinha de trigo.

Acrescente ao arroz os ovos e farinha de trigo.

Acerte o sal e misture bem.

Com uma colher, faça 38 bolinhos e empane-os na farinha de rosca.

Disponha os bolinhos nas fôrmas e leve ao forno até dourar.

Rende 38 porções com 45 calorias por porção

Carboidratos: 3,37

Proteínas: 0,78

Gorduras: 1,49

sábado, 28 de agosto de 2010

CREME DE RICOTA COM KIWI - LIGHT E DIET.

Ingredientes:


100 g de ricota

2 kiwis

1/2 laranja pêra

2 colheres (sobremesa) de adoçante culinário

Preparo:

Bata a ricota com uma colher de adoçante e o suco de laranja na batedeira.

Reserve.

Cozinhe os kiwis fatiados em 1 xícara de água e uma colher de adoçante.

Espere esfriar e coloque em um prato, sobre o creme de ricota.

Calorias 219.

PESQUISA DO IBGE SOBRE OBESIDADE REVELA:

Metade dos adultos brasileiros está acima do peso.


A pesquisa de orçamentos familiares do IBGE revelou nesta sexta-feira que o excesso de peso atinge quase metade dos adultos brasileiros, e é um problema também entre as crianças e os adolescentes.

A pesquisa mostra que a população brasileira está ficando mais gorda, num ritmo cada vez mais rápido, e isso acontece com homens e mulheres, de todas as idades e regiões do país.

Quase a metade dos adultos estava acima do peso. Em seis anos, a proporção de homens com excesso de peso cresceu 21%. Entre as mulheres, esse percentual aumentou 17%.

Foram considerados obesos quase 15% dos adultos. O número é praticamente o mesmo entre crianças, de 5 a 9 anos. Nesta mesma faixa etária, mais de um terço tinha excesso de peso.

Nas famílias com renda acima de cinco salários mínimos por pessoa, a proporção chega à metade dos meninos e quase 40% das meninas.

Sinal de alerta também para os adolescentes. Um em cada cinco está acima do peso.

“Mantido o ritmo de crescimento de excesso de peso que nos observamos, em 2008, 2009, com relação a pesquisas anteriores, em 10 anos o Brasil pode alcançar dois terços de pessoas com excesso de peso”, falou a coordenadora da pesquisa do IBGE, Márcia Quintslr.

Fonte: Jornal Floripa.

NOVIDADE.

Boa noite leitores. Para que os assuntos do meu blog sejam sempre interessantes, nos finais de semana publicarei somente artigos e receitas de interesse dos gordinhos. Durante a semana publicarei  um resumo do meu dia a dia. Na sexta-feira, dia 03/08/2010, postarei na integra a entrevista que o Dr. GILBERTO PAGNOSSIN, deu com exclusividade ao blog GORDINHO NA NET. Termino por aqui e se DEUS permitir, amanha estarei de volta com novidades. VIDA LONGA E PROSPERIDADE!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

OUTRA QUINTA-FEIRA EM PAZ!

Hoje o dia foi como sempre. Totalmente na paz. Remédios, café, joguei playstation, caminhei pelo corredor. Quem esteve por aqui na parte da manha foi a estudante FERNANDA FREITAS depois Dr. TARCISIO GUERRA, médico plantonista passou para saber das novidades e se eu estava bem de saúde. Na parte da tarde Dra. SILVANA VILELA, nutricionista do programa esteve aqui. No fim da tarde tive uma grande surpresa: LILIANE veio visitar-me, como sempre ela é super divertida. Por hoje fico por aqui e se DEUS permitir volto amanha. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

QUARTA-FEIRA.

Minha quarta-feira foi super normal. Após o café da manha, recebi a visita da estudante MANUELA VANDERLEI, depois assisti a um bom filme no DVD, e por volta das 09h30min horas fui andar pelo corredor para melhorar minha circulação e função respiratória. Na parte da tarde Dra. SOCORRO BRANCO, psicóloga do programa veio me atender. Recebi também a visita da minha grande e estimada amiga: Dra. STELLA e quase no fim da tarde apareceu por aqui à assistente social do programa: Dra. MARIA LÚCIA MARINHO.  Dr. SERGIO ROMERO, meu colaborador e amigo, está com tendinite e infelismente não pôde vir.  Mas mesmo assim fiz a série de excercícios que faço sempre em sua companhia.  Melhoras para ele.Vou terminando por aqui e se nosso PAI SUPREMO permitir estarei de volta amanhã. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TERÇA-FEIRA MARAVILHOSA.

Hoje meu dia foi super legal. Meu cotidiano começou: medicação, café da manhã, visita da estudante e futura Dra. MANUELA VANDERLEI e após alguns minutos compareceu o Dr. TARCÍSIO GUERRA (plantonista), depois joguei um pouco de Playstation e em seguida fui dar minha caminhada pelos corredores do hospital. Caminhando tranquilamente, deparei-me com a estudante MANUELA, na qual me chamou para conferir o meu peso. Que felicidade: perdi 4 quilinhos. Agora no total já perdi 34, 400 kg. Fiquei super feliz. Na parte da tarde recebi a visita da minha grande amiga SUELI MOTTA. Também falei com minha amiga Janaína e minha mãe. Sem mais novidades por hoje. Se DEUS permitir amanhã estarei de volta. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BOLO DE CHOCOLATE DIET.

Ingredientes:


Massa:

4 bananas nanicas maduras
2 xícaras de adoçante forno e fogão
2 xícaras de farinha de rosca feita de pão integral torrado
4 ovos
3/4 de xícara de óleo de milho ou canola
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

200 gramas de geleia de morango dietética
200 gramas de morangos frescos bem lavados
1 colher de adoçante para forno e fogão Cobertura:
500 gramas de chocolate dietético meio amargo em barra
2 latas de creme de leite light gelado
4 claras em neve.

Preparo:

Massa:

• Peneire a farinha de rosca.
• Amasse as bananas grosseiramente, sem diluí-las. Bata bem as gemas com o adoçante, juntando o óleo e as bananas amassadas.
• Acrescente à mistura a farinha de rosca e o fermento em pó.
• Por fim, acrescente as claras em neve, mexendo suavemente.
• Unte uma forma retangular de 22 cm x 35 cm com manteiga e polvilhe com farinha de rosca.
• Coloque a massa na forma e leve ao forno médio (180° preaquecido).
• Deixe a massa assar por 20 minutos (verifique com um palito de dente se está pronta).
• Desenforme a massa e deixe esfriar.
• Faça 2 receitas para assar mais uma forma de bolo.

Recheio:

• Corte os morangos em fatias médias e adoce com o adoçante dietético.
• Deixe descansando por 15 minutos, até surgir uma calda.

Cobertura:

• Derreta o chocolate em banho maria.
• Misture o creme de leite gelado (sem o soro) ao chocolate derretido morno.
• Se for necessário adoçar mais, acrescente 1 colher de adoçante dietético.
• Acrescente as claras em neve e misture.
• Rende 16 fatias com 121calorias por fatia.

Montagem:

• Espalhe os morangos cortados e a calda sobre uma das formas da massa e sobre eles espalhe a geleia dietética de morango.
• Cubra a outra forma de massa.
• Em seguida espalhe em todo o bolo a cobertura de chocolate.
• Enfeite o bolo com morangos.

DOMINGO SEM INTERNET!!!

Boa noite pessoal peço desculpas por não ter postado a outra receita ontem, mas a VIVO, 3G, me deixou na mão, somente voltou a funcionar hoje por volta de meio-dia. Fiquei isolado do mundo. Mas vamos as novidades de ontem e hoje. No domingo meu dia foi normal e sem muitas novidades pela parte da manhã. Recebi a visita da estudante e futura Dra. FERNANDA FREITAS, e durante a tarde recebi a visita da minha mãe e minha cunhada Fabiana. Minha cunhada veio cortar meus cabelos. Agradeço a ela de coração. Aninha dormiu aqui no hospital comigo. Hoje segunda-feira, pela manha FERNANDA, esteve aqui mais uma vez. Na parte da tarde Dra> LUCIANA, psicóloga esteve aqui e se colocou a minha disposição. Dr. SERGIO ROMERO, colaborador do programa veio coordenar minha fisioterapia. Dra. ANA CLAÚDIA ANICETO, assistente social, passou por aqui para saber se estava tudo bem comigo e se eu estava precisando de algo. Hoje também vou publicar a receita de domingo. Vou ficando por aqui e se DEUS permitir amanha estarei de volta. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!

sábado, 21 de agosto de 2010

CUSCUZ DE LEGUMES

Ingredientes:


1 colher (chá) de salsinha

1 colher (chá) de cebolinha

1 dente de alho

1 colher (chá) de azeite de oliva

1/2 cenoura

1/2 abobrinha

1/2 chuchu

1 xícara de cogumelo shimeji

2 xícaras de farinha de soja

Manjericão

Sal



Preparo:

Pique todos os temperos e corte os legumes em cubinhos.

Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho.

Acrescente os legumes e o shimeji.

Deixe cozinhar um pouco.

Adicione as ervas picadas, a farinha de soja e o sal.

Misture levemente e em seguida desligue o fogo.

Coloque em uma forma de buraco.

Desenforme e sirva em fatias.

Rende 4 porções

DIET OU LIGHT?

Para você entender a diferença entre DIET e LIGHT


DIET: alimentos ou bebidas com fins dietéticos específicos, com total restrição de um determinado
componente como açúcares (para diabéticos) / gorduras/ sódio/ colesterol/ etc.

LIGHT: Alimentos ou bebidas que apresentam açúcares/ gorduras/ sódio/ colesterol/ etc em quantidades reduzidas

TUDO NORMAL COMO SEMPRE.

Chegando o fim de semana e o dia foi normal como sempre. No entanto tenho duas novidades para os meus leitores. 1ª a partir de hoje, publicarei toda semana uma coluna com dicas de português de autoria da professora ANA LÍDIA, formada em letras/francês com pós graduação em lingüística e a 2ª é que hoje fiz a primeira entrevista para o blog, tive o prazer de entrevistar Dr. GILBERTO PAGNOSSIN. Na segunda-feira ela será publicada na integra. Sábado e domingo colocarei mais duas receitas super gostosas. Bem por hoje é só. Se DEUS permitir amanha estarei de volta. VIDA LONGA E PROPERIDADE A TODOS.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

OUTRO DIA NORMAL.

Hoje o dia foi normal. Pressão arterial normal, sem febre, medicação do dia, alimentação moderada enfim tudo na normalidade costumeira. Pela manha recebi a visita do Dr. RODRIGO FARIAS, medico plantonista, que me informou que meus exames deram todos normais e o que tive no domingo de madrugada foi talvez uma virose momentânea. Ainda bem. Recebi também a visita da estudante e futura: Dra. Roberta que me examinou e disse que estava tudo bem comigo. Após o almoço Aninha esteve aqui. No período da tarde recebi três visitas: a 1ª foi a nutricionista: Dra. RAMINHA, a Dra. RITA DE CASSIA, pneumologista, e meu tio Reinaldo. Hoje falei com minha mãe no telefone, vi dois filmes e no mais foi tudo bem. Agora vou ficando por aqui. Se DEUS permitir amanha estarei de retorno. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TUDO SOBRE CONTROLE!!!

Bem pessoal, estou de volta. E graças ao nosso bom DEUS,  bem melhor . O dia de ontem foi um pouco ruim para mim, pois eu fiquei sem acesso a net e não pude postar nenhum comentário, mas hoje estou de volta. Minha terça-feira foi normal. Logo pela manhã recebi a visita dos médicos Dr. TYRONE CESAR E Dr. RODRIGO FARIAS, plantonistas aqui do HSE. Eles me informaram que na quarta-feira trariam o resultado dos exames feitos por mim. Na parte da tarde Dra. SILVANA VILELA, nutricionista do programa da obesidade  veio conferir o quanto de peso eu perdi durante a semana. Pesei-me e a balança informou que até agora o peso por mim perdido nesses dias em que estou internado, chegou a 30, 400 kg, fiquei super contente. Recebi também a visita da minha amiga Dra. ESTELLA, que alem de ter vindo me trouxe 2 filmes para me emprestar. ( Essa minha amiga é super gentil ). Dra. SOCORRO BRANCO, psicóloga do programa da obesidade veio me atender, como sempre a consulta foi excelente. No final da tarde o Dr. JOÃO VILARINHO, fisioterapeuta, outro colaborador do programa da obesidade, veio acompanhar os meus exercícios. ANINHA dormiu aqui no hospital. No mais foi a tranqüilidade de sempre. Estarei de volta mais tarde para postar as novidades de hoje quarta-feira. Ate logo mais se DEUS permitir. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NOITE COMPLICADA!

Na madrugada do domingo para segunda-feira, tive um problema de saúde. Fiquei tendo calafrios e muita dor de cabeça. Na segunda pela manhã, fiz queixa a estudante e futura Dra. MANUELA VANDERLEI e ela informou ao médico de plantão Dr. TYRONE CÉSAR que imediatamente veio ao meu quarto e me examinou, achando ele que poderia ser uma virose, mas para que realmente tivesse certeza ele me prescreveu uma bateria de exames: radiografia do tórax na qual tive a companhia da Enfermeira: ANDRÈIA sumario de urina e exames de sangue variados. Passei um dia péssimo, nem almoçar eu quis, apenas comi uma fatia de mamão e tomei um copo de suco. No fim da tarde o colaborador do programa, Dr. SÉRGIO ROMERO, fisioterapeuta veio coordenar meus exercícios, mas como estava me sentido muito fraco e com dores nas pernas, braços, costas e cabeça, ele achou por bem não forçar meu corpo. Na parte da tarde recebi a visita da Dra. SOCORRO BRANCO a psicóloga do programa, Dr TYRONE CÉSAR  E Dr. RODRIGO FARIAS, plantonistas vieram me informar que amanhã eu farei novos exames e uma pneumológista daria um parecer sobre a minha radiografia, recebi a visita da minha mãe Josete e da Aninha. Na parte da noite me senti um pouco melhor e tomei meu café. Amanhã contarei as novidades em relação aos exames. Vou ficando por aqui e se DEUS permitir estarei de volta amanhã. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

FELIZ ANIVERSÁRIO ANINHA!!!

Aninha, hoje você comemora mais uma primavera, que DEUS continue te iluminando, abençoando e protegendo. Que nas próximas primaveras, verões, invernos e outonos eu esteja sempre ao seu lado, para puder dizer te o quanto eu te amo. Parabéns.

domingo, 15 de agosto de 2010

ESPETINHO COLORIDO.

Ingredientes:


2 pepinos japoneses sem casca

8 cubos de queijo minas frescal

8 azeitonas pretas sem caroço

3 tomates bem vermelhos e firmes sem sementes

Suco de 1 limão

1 copo de iogurte natural

Sal e azeite a gosto

8 folhas de coração de alface romana

4 palitos de bambu ou espetinhos de churrasquinho


Modo de Preparo:

Junte o iogurte natural com o azeite, o suco de limão e o sal. Misture o molho muito bem, com o auxílio de um batedor e reserve. Comece a montar o espetinho, fincando uma azeitona preta no palito de bambu. Coloque uma folha de coração de alface romana e um cubo de tomate de 2 cm. Alterne com pedaço de queijo minas e um pedaço de pepino de 2 cm. Vá intercalando esses ingredientes e finalize com uma azeitona. Em um prato, ajeite os espetos de salada com o molho de iogurte e sirva.

Rendimento: 4 porções

sábado, 14 de agosto de 2010

SÁBADO ANIVERSÁRIO DO MEU SOBRINHO LUCCAS MATHEUS.

Acordei cedinho hoje, e logo depois da minha higiene matinal, tomei a medicação de sempre, e logo em seguida fui visitado pela estudante e futura Dra. Fernanda Freitas. Hoje como é sábado ela madrugou aqui no hospital, pois eu acho que o plantão dela vai até 12h00min horas. Examinou-me e perguntou se eu tinha alguma queixa e se tinha dormido bem durante a noite. Eu disse a ela que minha noite tinha sido tranquila. Depois que ela foi embora, Mônica, copeira super gente fina, de plantão hoje me trouxe aquele café matinal bem quentinho. Logo após aproveitei para ligar para meu sobrinho Luccas Matheus, pois o garotão completa hoje 13 anos. Ele é um garotão muito alto, 1,82 cm e muito bonitão. ( PARABÉNS AO MEU SOBRINHO QUERIDO E QUE DEUS SEMPRE TE ABENÇOE E TE PROTEJA.), depois foi somente jogar futebol no playstation. No meio da manhã, Dr. Tarcisio Guerra, médico de plantão hoje me visitou e conversamos um pouco. Na parte da tarde, tirei um leve cochilo logo depois de acordar recebi a visita da nutricionista do programa, Dra. Silvana Vilela, que passou somente para dar um olá, pois ela veio apenas liberar o SANDRO de sua dieta pós operatória. Mais à tarde, tomei aquele banho bem gostoso. Após o banho fiz uma visita ao meu amigo SANDRO, que está muito bem depois da cirurgia que fez na quarta-feira. Provavelmente ele receberá alta amanhã. Falei com minha mãe, meu irmão mais novo, e minha grande amiga Sueli. No finalzinho da tarde Aninha deu uma rápida passadinha por aqui somente para me dar um beijinho. Bem vou ficando por aqui e se Nosso Grande Criador permitir, amanhã estarei de volta. Passarei por aqui somente para deixar mais uma receitinha bem gostosinha: Espetinho Colorido. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS

HAMBÚRGUER DE BRÓCOLIS

Ingredientes:

1 maço de brócolis japonês cozido e picado (só as flores)

1 cebola pequena picada

1 clara de ovo

2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos

3 colheres (sopa) de farinha de rosca

½ xícara (chá) de maionese sem colesterol

½ colher (chá) de sal

Para untar e polvilhar:

Margarina light

Farinha de rosca

Modo de Preparo:

Em uma tigela média, junte o brócolis, a cebola, a clara, a aveia, a farinha de rosca, a maionese, o sal e misture. Unte e polvilhe uma assadeira média com a margarina light e a farinha de rosca e reserve. Com uma colher, pegue a mistura, modele pequenos hambúrgueres e coloque na assadeira. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) por 10 minutos. Vire os hambúrgueres e deixe por mais 10 minutos até dourarem.

Rendimento: 15 porções

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CHEGOU SEXTA-FEIRA.

Mais um dia calmo e tranquilo. Aninha dormiu aqui no hospital, acordou bem cedinho e foi trabalhar. Eu levantei por volta de 06h30min horas e como sempre depois de fazer meu higiene matinal, tomei aquele café super gostoso e segui a minha rotina diária. Tomei os meus remédios, fui visitado por uma enfermeira que tirou minha pressão arterial, ( 12 por 8 ), recebi a visita da estudante de medicina e futura Dra. Fernanda Freitas, andei no corredor, assisti um filme, joguei playstation, comecei a reler o livro A Cabana e fiz palavras cruzadas. Aninha voltou na hora do almoço, ficou um pouco comigo e foi trabalhar. Na parte da tarde recebi a visita da nutricionista responsável pelo andar: Dra. Raminha, que veio saber de mim se eu tinha alguma queixa em relação ao cardápio do dia. Disse a ela que estava tudo em ordem. Também recebi a visita da psicóloga que é a responsável pelos pacientes do programa da obesidade: Dra. Socorro Branco conversamos bastante. Nossos encontros são sempre muito prazerosos para mim, pois com ela posso desabafar e falar um pouco sobre minhas dúvidas e anseios. No final da tarde o Dr. Sérgio Romero, o fisioterapeuta colaborador do programa da obesidade, que me acompanha sempre as segundas, quartas e sextas esteve aqui e me orientou em mais uma série de exercícios para ajudar o melhorar minha saúde. Bem vou terminando por hoje e se Deus permitir, amanhã estarei de volta. Aviso aos meus leitores que amanhã postarei uma receita de um delicioso hambúrguer de brócolis. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!!!

VIDA MODERNA.

Segundo,  Maria Aparecida Zanetti Passos, do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, da Unifesp, em pesquisa realizada por ela,  comenta que a vida moderna e o sedentarismo criam hábitos alimentares que são responsáveis pela obesidade nas crianças entre 10 e 15 anos . Na escola, as lanchonetes oferecem frituras, refrigerantes e outros alimentos calóricos, e em casa predominam os congelados e semiprontos, “além do consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gorduras”, favorecendo o predomínio de uma alimentação desequilibrada.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

OPERAÇÃO.

Bem pessoal, hoje quero pedir desculpas a todos e principalmente ao meu amigo SILVIO SANDRO, pois ontem me esqueci de mencionar aqui, que ele faria sua cirurgia. Sendo assim, corrijo essa minha falha e comunico a todos que após 4 horas de operação nosso amigo Sandro foi encaminhado a UTI, mas somente por precaução, sendo esse procedimento de praxe em cirurgias bariátricas aqui no HSE, pois o paciente nas primeiras 24 horas necessita de cuidados e atenção especial. Já hoje, conversei com sua esposa e irmã e elas me informaram que estava tudo bem com ele, apenas aguardando alta do cirurgião para ser encaminhado para o quarto. logo, logo nosso amigo receberá alta médica e poderá retornar ao seu lar doce lar. Bem, meu dia hoje foi normal como sempre: acordei cedo, tomei a mesma medicação, foi examinado pela acadêmica do último ano de medicina, a futura Dra. Manuela Vandelei, diga-se de passagem um doce de pessoa. Tomei café, terminei um dos livros que estou lendo, recebi a visita da enfermeira Chefe: Amália de Melo Rotandaro que veio saber se estava tudo em ordem comigo e aproveitei a manhã e parte da tarde para trabalhar. É apesar de estar internado continuo trabalhando fazendo contato com meus clientes por telefone celular. Logo após o almoço, Aninha esteve aqui e depois foi trabalhar. Na parte da tarde caminhei pelo corredor, e recebi a visita de uma das assistentes sociais do programa: Ana Cláudia Aniceto. Bem por hoje só, amanhã estarei de volta se Nosso Pai Supremo permitir. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!!!

CUIDADO COM A GORDURA!!!

A gordura em excesso no corpo pode levar a problemas de circulação, entupindo as artérias e provocando enfarte e derrame. Hoje a obesidade mata mais que os enfartes. A obesidade também pode causar problemas ortopédicos, diabetes e hipertensão arterial. ( FONTE: SAÚDE NA REDE ).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DOAÇÃO

Hoje estou muito feliz. Recebi pela manhã o colchão que a ATSEPE, por meio de sua presidente: Sra. CARMEM TORRES, doou ao programa contra obesidade aqui do HSE/PE. Este colchão é um D60, novinho em folha, e com calibragem especial para quem esta bem acima do peso, como eu. Agradeço de coração por esse beneficio e que DEUS abençoe e proteja sempre você, Sra. Carmem. Bem, falando agora do meu dia: hoje foi um dia normal, pela manhã acordei cedo, tomei a medicação que tenho tomado sempre: 1 comprimido para proteger meu estômago, 1 comprimido para controlar minha pressão arterial e 2 comprimidos que combatem a ansiedade e moderam meu apetite. Depois a manhã foi tranquila:  café , visita da académica do último ano do curso de medicina, futura Dra. Fernanda, que me examinou e ainda por cima me trouxe dois filmes em DVDS para minha distração, também  recebi a visita da assistente social: Márcia Cristina. Depois li meu livrinho, joguei playstation, e assisti um bom filme. Após o almoço, Aninha chegou, ficou um pouco comigo e depois foi trabalhar, por volta de 16:30, um dos  colaboradores do programa contra obesidade:  Dr. Sérgio Romero, que é fisioterapeuta   e tem se tornado um grande amigo e incentivador, veio superviosionar meus exercícios. Caminhei pelo corredor, depois fiz uma série de movimentos nos braços, pés e pernas que têm por objetivo  aumentar minha força,  minha resistência e melhorar minhas funções respirátorias.  Ele vem sempre todas as segundas, quartas e sextas. No finalzinho da tarde, recebi a visita de minha amiga: Dra. Stella. Tambêm falei com minha mãe, tia e uma das minhas primas ao telefone. Bem por hoje é só, estarei de volta amanhã se o nosso Grande Mestre permitir. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

HOMENAGEM

A partir de hoje começo um novo tempo em minha vida. Por meio desse blog tentarei descrever os dias que estou vivendo internado aqui no H S E /PE, peço ao nosso Deus  que me ilumine sempre para que eu possa transmitir com sabedoria as impressões e momentos vividos do dia a dia. Hoje peço aos meus leitores que me permitam fazer uma homenagem a pessoa que mais batalhou para que eu estivesse aqui passando por esse momento de aprendizado e dedicação a uma nova fase em minha vida. Seu nome é Ana Lídia,  esposa, companheira, amiga, amante, namorada, nora, filha, mãe, professora e principalmente: MULHER. Aninha te agradeço do fundo do meu coração pela força, garra e determinação que você teve para que eu pudesse me internar, para que eu tivesse condições de ter acesso a um tratamento que vai me dar uma nova chance de começar uma nova vida, e com certeza ao seu lado. Obrigado