sábado, 18 de dezembro de 2010

NOVIDADES!!!

Boa tarde caros amigos e amigas. Nossa amiga, DEYSA, que foi submetida a uma gastroplastia na quarta-feira, ela está se recuperando muito bem, apesar de ontem estar com a sensibilidade à flor da pele. Isso é normal, pois nossa querida amiga devido a acontecimentos de ordem funcional teve que se internar quatro vezes para conseguir fazer sua cirurgia, mas graças a DEUS, e ao grande cirurgião DR. GILBERTO PAGNOSSIN, tudo finalmente foi resolvido e ela está curtindo agora sua recuperação em sua enfermaria, ao lado de sua mãe e marido aqui no HSE. Logo ela estará em casa aproveitando junto aos seus familiares e amigos essa nova caminhada que se inicia em sua vida. Desejo a ela toda sorte e felicidades do Mundo. E que DEUS, sempre a ilumine e proteja. Bem, como sempre acontece: todas as semanas: pesei-me, e graças ao Maravilhoso DEUS PAI, perdi mais um quilo. Chegando agora a um total de 65, 300 kg. Cada dia que passa sinto-me bem melhor e mais disposto. Durante a semana recebi a visita da querida, MYTHYE. Foi um barato: eu, Deysa e Mythye, nós três juntos, não sabia que falava mais. Também estiveram aqui: ELIANE e seu marido o grande ROBERTO. Eliane foi super gentil e trouxe-me um enfeite de natal feito por ela. Lindo, feito de papel com a técnica de Origami. Para dar um clima de natal, que vou ficar aqui no hospital pela festa natalina e do fim de ano. Adorei o carinho e o gesto de amizade. DRA. SOCORRO BRANCO, psicóloga do programa da obesidade, veio dar uma atenção especial a DEYSA, e depois passou por aqui para saber como eu estou me sentindo nesses dias que antecedem minha cirurgia. DRA. SILVANA VILELA, nutricionista dos gordinhos, aqui do HSE, veio prescrever a dieta de Deysa, pois logo irá para seu lar.  Ontem encontrei meu grande amigo DR. SÉRGIO ROMERO, fisioterapeuta e meu grande colaborador.  Hoje recebi a visita de minha querida amiga: MÁRCIA CRISTINA, assistente social. Como está de plantão hoje, veio me dar um alo. Aqui o meu dia a dia continua como sempre: pela manhã tomo meus remédios, um banho revigorante, e podem acreditar: um delicioso café da manhã, dou uma caminhada pelos corredores, desço um pouco para o piso térreo para mudar de ares e  conversar com todos que vou encontrando.  Leio um bom livro, navego pela internet, almoço, desço novamente na parte da tarde para conversar e passear pelo térreo. E quando chega a noite, tomo meu cafezinho assisto TV, vejo um belo filme no DVD d depois vou dormir. Tudo normal. Para quem ainda não sabe a minha cirurgia ficou para janeiro de 2011. Bem vou ficando por aqui e se DEUS permitir logo estarei de retorno. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 31 - 35/107

31.    Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastante verduras, legumesfrutas, pois as fibras regularizam o intestino e fazem uma limpeza geral no mesmo.
32.    Não beba nenhuma bebida, inclusive água durante as refeições.
33.    Coma devagar e mastigue bem a comida, pois a mensagem de saciedade demora 10 minutos para chegar ao cérebro e nas pessoas com excesso de peso este tempo ainda é maior. Comendo depressa irá comer mais do que o necessário e assim irá engordar com certeza.
34.    Os nutricionistas afirmam que, se você come algo quando a sua taxa de glicose (açúcar) está alta, porque acabou de almoçar, por exemplo, essa beliscada certamente vai virar gordura. Eles aconselham que após um lanche você espere pelo menos duas horas para pôr qualquer coisa na boca. E depois de uma bela refeição, aguarde cerca de cinco horas.
35.    Lembre-se sempre que o seu objetivo principal é a mudança dos hábitos alimentares. Os antigos hábitos contribuíram para fazê-lo engordar ao passo que os novos hábitos farão com que permaneça magro e com saúde durante toda a sua vida.

RECEITA DE SÁBADO. - Carnes - Abobrinhas com carne

       Carnes - Abobrinhas com carne

Para 4 pessoas, 235 calorias cada porção.


INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de salsa e manjericão batidinhos
2 colher (sopa) de miolo de pão integral
1 quilo de tomates maduros sem pele e sem sementes
800 gramas de abobrinhas de tamanho médio
400 gramas de carne magra
leite desnatado suficiente
noz-moscada ralada
caldo magro
2 claras de ovo
folhas de sálvia
1 talo de aipo
alecrim
1 cebola
louro
sal
MODO DE PREPARO:
Molho:
Colocar numa panela os tomates picados, a cebola, aipo e cenouras picadinhos, sálvia, louro, alecrim, algumas colheradas de leite e sal. Cozinhar em fogo brando durante uns 10 minutos e juntar a carne. Cozinhar uns 20 minutos, retirar do fogo e com uma escumadeira retirar a carne.

Recheio:
Passar a carne na máquina de moer, colocar numa tigela e acrescentar o miolo de pão molhado no leite e bem espremido, noz-moscada, sal e as claras de ovo ligeiramente batidas. Reservar. Cortar as abobrinhas em pedaços de 8 centímetros e com uma colherinha retirar o miolo. Colocar o recheio de carne nessa cavidade. Se o recheio ficar mole, adicionar um pouco de farinha de rosca integral. Colocar os pedaços de abobrinha recheada numa panela, um ao lado do outro. Regar com o molho e cozinhar em fogo brando durante 45 minutos. Quando estiverem cozidas, o molho deve estar bem apurado. Retirar a sálvia, louro e alecrim. Adicionar a salsa e manjericão picadinhos, provar e acertar o tempero.


sábado, 11 de dezembro de 2010

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 26 - 30/107

26.  Não fique longos períodos sem alimentar-se, pois pode exagerar na próxima refeição.
27.  Conheça o teor dos carboidratos, gorduras e proteínas de cada alimentos.
28.  Procure ingerir carboidratos em todas as refeições, evitando o açúcar refinado. Lembre-se as frutas e sucos naturais possuem o açúcar suficiente para organismo.
29.  Evite ingerir gorduras, principalmente saturadas. preferência para as mono e poliinsaturadas
30.  Torne apetitosa a alimentação, mesmo com poucas calorias. Alimente quando estiver realmente com fome, pois assim apreciará e gostará do prato escolhido mesmo com poucas calorias. OBS. Quando a pessoa não está com fome, a tendência é de comer sempre o que gosta, ao invés do que é necessário para matar a fome. Faça sempre a pergunta. Quero comer porque estou com vontade ou realmente estou com fome?

RECEITA DE SÁBADO - :: FRANGO À ALEMÃ

Ingredientes:

(Para 4 pessoas) 600 calorias cada porção

1 frango de 1 quilo e 250 gramas mais ou menos, limpo
6 maçãs (1 quilo mais ou menos)
1 pitada de canela (facultativo)
½ copo de vinho branco
1 cebola grande batidinha
2 dentes de alho amassados
1 cenoura em rodelas
2 talos de aipo picadinho
1 cravo da Índia
1 folha de louro
óleo para untar
caldo magro
sal

Modo de preparo:


Partir o frango ao meio, pelas costas, e achatar bem o peito com as palmas das mãos. Temperar com sal e colocar numa panela untada com pouco óleo. Tampar, colocar um peso sobre a tampa e cozinhar em fogo brando durante ½ hora. Enquanto cozinhar, virar 2 ou 3 vezes, para que o frango doure por igual dos dois lados. Retirar da panela, partir em 4 pedaços e colocar num prato. Despejar na panela a cebola, aipo, cenoura, alho, cravo, louro e o fígado do frango em pedacinhos. Deixar no fogo durante uns 20 minutos e passar tudo numa peneira ou bater no liquidificador. Ponha novamente na panela os 4 pedaços de frango e acabar de cozinhar em fogo brando, adicionando de vez em quando algumas colheradas de caldo. Descascar as maçãs, cortar em pedaços, retirar as sementes e cozinhar em panela separada, com pouquíssima água e fogo brando. Passar na peneira, deixar apurar no fogo e temperar com uma pitadinha de canela. Servir o frango numa travessa com o molho por cima e o purê de maçãs ao redor.



domingo, 5 de dezembro de 2010

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 21 - 25/107

21. Estabeleça objetivos realistas para o seu emagrecimento. Evite a pressa. Analise a quanto tempo da sua vida você carrega os "quilinhos” a mais. Não tenha pressa em se livrar deles – eles fazem parte da sua vida. De mais a mais, toda mudança de peso deve ser lenta e contínua. Como diziam as avós de nossas avós, devagar e sempre.
22. Não persiga metas impossíveis. O peso ideal é aquele que você consegue atingir e manter, de forma saudável e sem passar fome. Evite dietas de qualquer tipo, inclusive as da moda, pois quem as vendem são vendedores de ilusões .
23. Quando exagerar nas calorias ingeridas, principalmente nos finais de semana, na segunda-feira faça refeições leves ou tome somente sopas de legumes. Caso tenha comido um bom churrasco e tomado muita cerveja, faça um jejum tomando apenas sucos naturais.
24. Não aceite pressões para que coma mais do que o planejado.
25. Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles básicos do seu dia-a-diaAssim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. OBS: Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. OBS: Este é o grande trunfo para mudança nos hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde. ( você não deixa de comer, apenas substitui os alimentos calóricos pelos menos calóricos.)

RECEITA DE DOMINGO - DELICIA DE GELATINA COM FRUTAS.

INGREDIENTES:
1 mamão papaia grande
1 melão bem maduro
1 gelatina em diet de tangerina
1 galho de hortelã
4 rodelas de abacaxi

MODO DE PREPARO:

Com um boleador* corte o papaia e o melão, misture-os
bem e guarde na geladeira. Prepare a gelatina seguindo as
instruções da embalagem e deixe esfriar. Coloque as
frutas numa tigela molhada e revolva misturando com as
folhas de hortelã picadinhas. Despeje a gelatina e leve à
geladeira até endurecer. Mergulhe a tigela em água quente
rapidamente e vire no prato de servir. Decore com as
rodelas de abacaxi e folhas de hortelã e, se quiser, no
centro, algumas bolinhas de fruta.

TEMPO DE PREPARO: 1 HORA
 RENDIMENTO: 6 PORÇÕES
CALORIAS POR PORÇÃO: 38,00
GRAU DE DIFICULDADE: FÁCIL
CUSTO: BAIXO

sábado, 4 de dezembro de 2010

NOVIDADES DA SEMANA!!!

Boa tarde caros leitores e leitoras, aqui estou para trazer algumas novidades: a mais importante é sobre a minha cirurgia:  eu, DR. MARCONE MEIRA, chefe da cirurgia aqui do HSE, e DR. GILBERTO PAGNOSSIN, chefe da equipe médica do programa da obesidade, conversamos e chegamos a um consenso de que seria melhor que minha operação fosse realizada em janeiro de 2011. Sendo assim informo a todos que serei submetido a minha intervenção cirúrgica mais ou menos na primeira quinzena de janeiro, conforme DR. MARCONE MEIRA me informou. Para mim foi ótimo, pois apesar de estar aquiquase seis meses, todos me tratam com muito cuidado, carinho, atenção e amor fraternal. E assim aproveito para perder mais alguns quilinhos. Bem, agora vamos mudar de assunto, essa semana, recebi a visita da minha grande amiga: CARLINHA BRAGA, passamos uma tarde super animada colocando as novidades em dia. E minha amiga de vidas passadas, DR STELA, psicóloga, que veio se despedir, pois vai curtir um mês de férias (ela merece). Recebi também a visita de LUCILENE FRAGOSO, uma ex-gordinha, super bacana, quem também esteve aqui foi o casal: ELIANE e seu marido, o grande, ROBERTO. Hoje sábado, veio me visitar foi à jovem e elegante MÁRCIA, assistente social e ex-gordinha. Aproveito para deixar aqui um elogio especial e agradecimento a toda equipe médica que cuida dos gordinhos e gordinhas, que fazem parte do grupo da obesidade aqui do HSE, sendo eles: DR. MARCONE MEIRA, chefe da equipe de cirurgia aqui do HSE, DR. GILBERTO PAGNOSSIN, chefe da equipe do grupo da obesidade, DRA. SILVANA VILELA, nutricionista, que cuida da dieta dos gordinhos e gordinhas do grupo, DRA. SOCORRO BRANCO, psicóloga que nostodo suporte emocional, e das assistentes sociais: ANA CLAÚDIA ANICETO E MARIA LÚCIA, que se desdobram para resolver todas as dificuldades dos pesadinhos e pesadinhas do grupo. Por terem proporcionado aos gordinhos, gordinhas e seus parentes, uma confraternização cheia de paz, amor, carinho e ternura, assim como um sorteio de vários brindes, e um lanche super delicioso, bem natural e balanceado. Todos da equipe são maravilhosos, pois durante todo o ano de 2010, nos trataram com, carinho, dedicação, cuidado e amor, fazendo que todos os gordinhos e gordinhas se sintam seres humanos especiais e únicos e não excluídos,  discriminados ou párias que a sociedade em que vivemos,  faz questão de nos rotular e nos julgar como tal. Vou ficando por aqui com a graça de DEUS. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 16 - 20/107

16.   Pratique atividades físicas informais. Alguns macetes ajudam: por exemploparar o carro em uma vaga mais distante, evitar uso de controles remotos e usar mais as escadas , ao invés de elevadores e escadas rolantes.
17.    Conheça o gasto calórico de cada exercício.
18.    Conheça bem as diferentes causas da obesidade.
19.    Diferencie fome de gula.
20.    Procure resistir aos desejos que o levem a consumir calorias em excesso.

RECEITA DE SÁBADO - :: Bife Rolê com Peito de Peru

INGREDIENTES:
6 bifes de filé mignon
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de vinho branco light
6 fatias de peito de peru defumado
1 maço de espinafre refogado
½ xícara (chá) de caldo de galinha caseiro
MODO DE FAZER:
Abra os filés bem finos, tempere-os com alho, sal, pimenta
e vinho. Coloque-os sobre uma superfície de trabalho e,
sobre cada filé, ponha uma fatia de peito de peru, depois
uma porção do espinafre. Enrole formando um rocambole
e prenda com palitos. Leve ao fogo em uma frigideira levemente
untada com margarina diet., espere aquecer e frite os bifes
primeiro de um lado, depois do outro. Quando estiverem
bem dourados, adicione o caldo de galinha, abaixe o fogo
e cozinhe por alguns minutos. Retire do fogo e sirva em
seguida.

TEMPO DE PREPARO: 25 MINUTOS
RENDIMENTO: 6 PORÇÕES
CALORIAS POR PORÇÃO: 235,00
GRAU DE DIFICULDADE: FÁCIL
CUSTO: MÉDIO

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

AVISO!!!

Boa noite, caros leitores e leitoras. Hoje estou aqui apenas para informar a todos os funcionários públicos estaduais de Pernambuco e seus dependentes que tenham interesse em conhecer mais sobre o programa da obesidade do HSE, que na próxima sexta-feira dia 03/12/2010, será realizada mais uma reunião do grupo da obesidade. A reunião está prevista para começar as 15h00min horas.  Venha e conheça tudo sobre o programa chefiado pelo DR. GILBERTO PAGNOSSIN. Fico por aqui, agradecendo a DEUS por tudo de bom que tem acontecido em minha vida. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 11 - 15/107


11.    Evite doces de qualquer natureza, principalmente refrigerantes.

12.    Procure alternativas para compromissos sociais que o levem a comer e beber (por exemplo, ao invés de convidar seu amigo para beber cerveja, chame para  uma caminhada.
13.    Desenvolva técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa. Quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo refrigerante dietético.
14.    Prepare com antecedência para eventos sociais, como festas e viagens. Tente planejar sua alimentação. Planejar com antecedência para situações de alto risco. Por exemplo: Se vai a uma festa de casamento, tente planejar antes o que vai comer e beber.
15.    Lembre-se sempre de todos os benefícios do exercício físico, que não se limitam ao gasto de calorias.