terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que comer no verão?

A busca do corpo perfeito é uma tendência natural de quem vive num país tropical. Como bem sabemos é no verão que as pessoas mostram mais os seus corpos na praia, no carnaval e em vários outros momentos. Por essa razão, a busca do corpo perfeito é uma tendência natural da maioria que procura a melhor forma física. Sendo assim, para perder peso e adquirir os músculos que moldam o físico perfeito, qualquer sacrifício é válido incluindo a diminuição da quantidade de alimentos e líquidos consumidos e a subtração de refeições.

O excesso do calor do verão desgasta o organismo e para evitar istoconsumo de alimentos e de líquidos deve ser ajustado para o organismo funcionar bem, sem causar prejuízo à saúde.
Dicas para a boa alimentação no Verão:
- preferência ao consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, pães integrais e peixes. Faça refeições leves e beba muita água, de 6 a 8 copos por dia, suco de fruta natural ou água de coco.

- Evite: Pratos gordurosos (carnes gordas, queijos amarelos, baconmolhos feitos com maionese e creme de leite), frituras. No verão estes alimentos podem causar desconforto e mal estar.
- Faça várias refeições durante o dia, entre quatro e seis, e coma pouca quantidade de alimentos de cada vez. Você favorecerá a digestão e irá melhorar o aproveitamento dos nutrientes.
- No caso dos sorvetes, prefira os que são feitas à base de águapolpa de frutas. São mais refrescantes e menos calóricos.
- Muita atenção em manter os alimentos perecíveis sob refrigeração, especialmente aqueles feitos com carne, leite ou laticínios e ovos. A temperatura nesta época do ano favorece bastante a proliferação das bactérias, podendo causar intoxicação alimentar;
- Fique atento as condições higiênicas dos locais aonde for comer. Procure escolher lugares onde a limpeza e higiene sejam visíveis.
Cuidado com as crianças
- O maior cuidado deverá ser com a hidratação, pois devido ao calor intenso, perdem mais líquidos, até mesmo por estarem de férias brincam mais e exercitam-se mais. Recomenda-se que as crianças bebam atécopos de água por dia.
- Outra atenção importante é com o peso das crianças, não devemos descuidar do que comem principalmente nesta época de férias e muito calor. Devem ser evitados os hambúrgueres com muito queijo, batatas fritas e doces, em substituição a uma refeição.
- Quanto aos alimentos o melhor neste verão é seguir a mesma recomendação para os adultos, consumir frutas, alimentos levescereais integrais, carnes magras.

Com estas orientações você e sua família passarão um verão mais saudável. Curta o Verão!

- Professora: Márcia Pimentel, nutricionista e professora do curso de gastronomia da Univ. Estácio de Sá.


Matéria de origem do site Mulher Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.