sábado, 28 de maio de 2011

TÉCNICAS DE CIRURGIA BARIÁTRICA

O Tratamento Cirúrgico Pode Ser Classificado Em 3 Tipos:

GASTRECTROMIA VERTICAL:

PROCEDIMENTO:
Cerca de 80% do estômago é retirado do organismo. O hormônio (grelina) que estimula o apetite para de ser produzido.

CARACTERÍSTICA:
Redução do tamanho do estômago para 1/5 da sua capacidade normal. A parte do estômago que restou é grampeada e transformada em um tubo continuo que vai do esôfago até o duodeno, onde os alimentos são absorvidos.

RESULTADO:
Não há mudanças no processo digestivo. Possui ótimos resultados em termos de perder peso. Não altera a absorção de nutrientes. Perda de 30% a 40% do peso inicial.

DERIVAÇÃO GÁSTRICA EM “Y” DE ROUX:

PROCEDIMENTO:
É a técnica mais usada no Brasil e no mundo atualmente. Representa 80% das gastroplastias segundo a America Society for Metabolic & Bariatric Surgery (ASMBS)

CARACTERÍSTICA:
O estômago é dividido em duas partes por meio de um grampeador, limitando a quantidade de alimento que pode ser ingerida. A porção menor do estômago (do tamanho de uma xícara de café) é ligada ao intestino que também foi reduzido. O segmento restante – estômago, duodeno, e inicio do intestino delgado são unidos lateralmente ao próprio intestino, formando um “y”.

RESULTADO:
Promove aumento de hormônios intestinais que produzem a sensação de saciedade. Auxilia no controle do diabetes tipo 2. Como a menos absorção de nutrientes, os pacientes precisam fazer reposição vitamínica constantemente. Perda de 40% a 45% do peso inicial.

SCOPINARO E DUODENAL:

PROCEDIMENTO:
É a mistura das técnicas de gastrectromia vertical e desvio intestinal. O estômago é cortado transversalmente e é retirado 85% da sua capacidade. A parte restante e ligada ao intestino em forma de “y”.

CARACTERÍSTICA:
É feito um desvio intestinal mudando o caminho por passam os alimentos e sucos digestivos. O alimento digerido entra em contato com o suco gástrico 50 a 100 cm finais do intestino delgado.

RESULTADO:
Possibilitam uma perda de peso maior do que as outras. Têm maior impacto sobre as alterações metabólicas da obesidade. Necessitam de acompanhamento clínico-nutricional mais rigoroso pela grande diminuição da absorção de nutrientes e vitaminas. Perda de 40% a 50% do peso inicial.

Fonte: Dr. Paulo Rosenbaum, endocrinologista do Hospital Albert Einstein.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.