sexta-feira, 27 de maio de 2011

10 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE DIETAS E EMAGRECIMENTO.

01. Uma dieta planejada individualmente para criar um saldo negativo de 500 a 1000 Kcal por dia deve ser parte integrante de qualquer programa de perda de peso que objetive uma diminuição de 0,5 a 1,0 kg por semana.

02. Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 Kcal por dia, reduzem em média 8% do peso corporal, em três a seis meses, com diminuição de gordura abdominal. Estudos de longo prazo mostram uma perda média de 4% em três a cinco anos.
03. Dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 Kcal por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias (1000 a 1200 kcal por dia). Entretanto, em longo prazo, no período de um ano, a perda de peso é similar.

04. Dietas pobres em gorduras, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso. Entretanto, reduzir a quantidade de gordura em uma dieta de baixas calorias é uma maneira prática de se reduzir a ingestão calórica e induzir a perda de peso. As gorduras são os macro nutrientes que ofertam o maior número de calorias cada grama.

05. Dietas que contenham 1400 a 1500 Kcal por dia, independentemente da composição de macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também levam à perda de peso.

06. Um contato freqüente entre o médico e o paciente e o tempo dispêndio com o paciente auxiliam muito a perda e a manutenção do peso perdido.

07. Uma revisão de mais de 700 estudos, realizados de 1972 a 1999, sobre os efeitos de diferentes dietas na perda de peso, mostrou que programas de dieta com duração de 15 semanas ocasionaram uma perda média de peso de 11 kg, e manutenção de 6,6 ± 0,5 kg do peso perdido após um ano.

08. Estes e vários outros estudos subseqüentes mostram que os pacientes obesos perdem peso quando mantidos em uma dieta restrita, mas que sua perda de peso tende a não se manter em longo prazo.

09. Grande porcentagem dos pacientes recupera o peso perdido: 50% dos pacientes recuperam o peso pré-tratamento em 12 meses e a grande maioria recupera o peso em cinco anos, apenas 11% mantêm uma perda de 5 kg ou mais.
10. Algumas dietas de emagrecimento são nutricionalmente corretas e consistentes com bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e que passam a ser feitas pela população, devido à promoção da mídia, ou porque celebridades as estão fazendo ou porque são consideradas novidade. Não há nenhuma evidência científica de longo prazo sobre a efetividade de nenhuma destas dietas, se não houver um balanço energético negativo (ingestão de calorias inferior aos gastos calóricos diários).

Do: Projeto Diretrizes- AMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.