domingo, 11 de setembro de 2011

Dieta balanceada evita doenças crônicas.

Embora o grupo principal de alimentos consumidos pelos brasileiros não seja ruim, o que preocupa as organizações de saúde é o crescente consumo de bebidas com adição de açúcar, biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas e doces. Para a nutricionista Danyela Gerolin Costa, a diversidade e a propaganda são os maiores responsáveis por esse consumo crescente. “O ideal seria consumirmos produtos naturais. As frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, mas o suco natural deve ser consumido logo após seu preparo, evitando assim a perda das vitaminas, principalmente a vitamina C, que é volátil e se perde rapidamente”, afirma.
Enquanto a medicina avança a passos largos, descobrindo formas de evitar doenças e de prevenir problemas de saúde, é possível prever um futuro de doenças provocadas pela deficiência de nutrientes por conta da alimentação desregrada, como, por exemplo, a osteoporose, anemia e até mesmo desnutrição, entre outros. “A pior desnutrição é aquele que o indivíduo possui peso ideal ou esta acima do recomendado, mas tem deficiência de nutrientes”, alerta.
A pesquisa do IBGE descobriu ainda que crianças e adolescentes possuem maiores índices diários de ingestão de açúcar e colesterol. Ou seja, além de sofrerem desnutrição desde cedo, principalmente na fase em que mais necessitam de nutrientes para o desenvolvimento físico e mental, há consequências mais graves. “A obesidade, por exemplo, pode levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, pressão alta ou hipertensão, diabetes, entre outras. A alimentação saudável e balanceada pode ser acessível a todos os níveis sociais e é uma das formas de prevenir as doenças e promover saúde”, esclarece a nutricionista.
Outro problema é o consumo alto de sódio e baixo de cálcio em todas as faixas etárias. Para manter os níveis de sódio na normalidade, o importante é diminuir o consumo de alimentos industrializados e a quantidade de sal utilizado na comida. Para isso, basta observar o valor de sódio presente no rótulo dos produtos.
Danyela Gerolin orienta que, para se atingir a recomendação de cálcio, o ideal é ingerir diariamente três porções de leite e derivados. Uma porção seria um copo (tipo o de requeijão) de leite ou iogurte, uma colher de sopa de requeijão ou uma fatia média de queijo. De preferência desnatados. “Se ingerirmos frutas, verduras e legumes, principalmente verde-escuros, não seria necessário ingerir essa quantidade de leite ou derivados”, frisa.
Fonte: JM Online Uberaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.