domingo, 11 de setembro de 2011

8 dicas contra a obesidade!!

A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde da atualidade e atinge pessoas de todas as classes sociais. Esse mal tem etiologia hereditária e constitui um estado de nutrição inadequada em decorrência de um distúrbio no equilíbrio dos nutrientes, induzindo entre outros fatores a compulsão alimentar e o excesso de peso.
O que preocupa muito médicos não é o peso excessivo em si, mas os problemas psicológicos e físicos que podem causar como frustrações, infelicidade e uma gama enorme de doenças lesivas.
“A falta de tempo é uma das desculpas para justificar o sedentarismo e explicar o aumento de peso”, ressalta a professora de Educação Física, Jéssika Kovatch.
Segundo a OMS, considera-se que há excesso de peso quando IMC (Índice de Massa Corporal) é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando é igual ou superior a 30.
No Brasil, 56% da população sofrem com esse problema. O estudo foi realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, produzido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo (USP), e mostra que 43,3% da população estão com o peso acima dos níveis recomendados e 13% estão obesos.
Algumas causas da obesidade são:
·         Sedentarismo;
·         Genética;
·         Disponibilidade atual de alimentos;
·         Alimentação inadequada;
·         Ansiedade;
·         Depressão.
A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos têm 80 a 90% de probabilidade de serem obesos, segundo a OMS.
Dicas para acabar com o mal:
1.    Faça um diário alimentar e anote tudo o que você come;
2.    Obedeça rigorosamente os horários das refeições, comendo com intervalos de 4 a 5 horas;
3.    Não pule refeições;
4.    Quando surgir a vontade de comer fora dos horários, busque uma alternativa que reduza a ansiedade como a prática de exercícios físicos;
5.    Antes de cada refeição planeje o seu cardápio cuidadosamente, com alimentos saudáveis;
6.    Não coma lendo ou assistindo televisão, dedique-se somente à refeição e com muita atenção;
7.    Não vá ao supermercado com o estômago vazio para não encher o carrinho de guloseimas;
8.    Não guarde em casa comidas tentadoras como doces e petiscos ricos em gordura. Tenha sempre à mão opções saudáveis.
Fonte: http://blog.naturalemcasa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.