domingo, 1 de maio de 2011

HÁBITOS SAUDÁVEIS.

Seu remédio é seu alimento seu alimento é seu remédio” (Hipócrates)
   
Demonstre inteligência preferindo alimentos funcionais: alho, aveia, azeite de oliva, brócolis e vegetais crucíferos, frutas cítricas, laticínios, linhaça, peixe, soja e tomate. Os mesmos possuem substâncias ou nutrientes benéficos à saúde, atuam na prevenção como também no tratamento de doenças. São considerados promotores de saúde, podem  estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.
                                                                                                                                                         Saúde é o nosso maior patrimônio, portanto devemos investir na mesma. Nada acontece por acaso, portanto uma pessoa saudável é aquela que observa as regras da boa alimentação. Entende-se por boa alimentação, refeições com pouca variedade não devem ser repetidas no mesmo dia, ou seja, no almoço uma variedade e no jantar outra, além deste cuidado, é muito importante possuir outros hábitos como ingerir um litro e meio de água em jejum e se alimentar após meia hora. A água tem que ser de boa qualidade, não pode ser água tratada com produtos químicos. Este hábito promove assepsia intestinal, o funcionamento do mesmo será diário expelindo bom volume Os intestinos limpos desempenham satisfatoriamente suas funções enviando para corrente sanguínea os nutrientes existentes nos alimentos. Sem este procedimento a ingestão de iguarias, por mais valor que possuam, não proporcionará benefício algum. Este hábito também beneficia sobre maneira a circulação sanguínea, o sistema renal e a hidratação da pele Viemos ao mundo para viver cento e vinte e cinco anos com saúde, mas, a má qualidade dos alimentos e da água, como também o mau uso dos mesmos. O vicio do alcoolismo, do tabagismo, das drogas ilícitas, do estresse, da poluição atmosférica e outras coisas fazem com que a idade média seja setenta e três anos.                                                  

A mastigação não deve ser em número menor que quarenta vezes e fazer uma pausa entre uma e outra, portanto devemos reservar no mínimo trinta minutos para cada refeição. Não devemos ingerir líquidos com as mesmas, a não ser leite, pois o mesmo se solidifica no estômago. A frutose, açúcar encontrada nas frutas, é o alimento preferido do cérebro, que este benefício fica anulado se as mesmas forem ingeridas junto com alimentos ricos em carboidratos, por tanto, a ingestão de outro tipo de alimento após vinte minutos. A recomendação é para se ingerir no mínimo três tipos de frutas todos os dias; nelas são encontradas as vitaminas necessárias para uma boa saúde Nada que ingerirmos deve estar muito quente ou muito frio, pois nesta situação nosso organismo  se desgasta produzindo energia para equilibrar a temperatura interna, que é trinta e seis graus Para que a alimentação seja balanceada é necessário alimentos dos três grupos: das vitaminas das proteínas e dos carboidratos, deste, necessitamos um volume de sessenta por cento, dos outros dois, vinte por cento cada. O das vitaminas é composto pelas frutas e verduras; o das proteínas é composto por carnes, peixes, frutos do mar, ovos e derivados de leite; os carboidratos são encontrados em todos os tipos de massas: arroz, feijão, batatas, pães, macarrão, macaxeira, cuscuz, inhames, etc. Dar preferência aos alimentos integrais. O grupo formado pelas castanhas possui nutrientes não encontrados nos demais que são: ácido graxo saturado, monoinsaturado, poliinsaturados, calorias, proteínas, gordura e vitaminas em geral, como também sais minerais; devemos consumir pelo menos uma castanha do Pará por dia Aquele príncipe sempre adoentado procura o sábio da corte e este lhe fala: deixe de freqüentar banquetes e passe a comer simplesmente que ficarás curado para sempre.   Os embutidos (mortadelas, lingüiças, salames, salsichas, presuntos, etc.) não devem ser consumidos por pessoa que deseja manter sua saúde. As frituras devem ser evitadas o máximo possível.    O repouso diário como também o exercício físico é necessário para uma saúde plena.  Considere terminada a sua refeição ainda com algum apetite e nunca visitarás médico. o respectivo site. Colaboração: Edmundo Bonesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.