terça-feira, 19 de abril de 2011

DIREITOS DO GORDINHOS!!!


Consumidores obesos são esquecidos pela legislação.


Eles não têm prioridade em filas nem vagas de estacionamento especiais.

 

Toda vez queum evento familiar, Geni da Silva, 55 anos, fica nervosa. Os detalhes que são comuns a maioria, como que roupa colocar, quem levar a tiracolo, quem são os parentes que estarão presentes, não são a principal preocupação de Geni. Ela pensa como vai chegar . Com 104 quilos, a senhora tem uma imensa dificuldade de sair do lugar. Ficar de durante muito tempo é um verdadeiro tormento. Mesmo com esse problema, ela não tem absolutamente nenhuma prioridade no atendimento das empresas de transporte.

Para andar de ônibus é um sacrifício. Para eventos familiares, quase sempre uma van é alugada para transportar a senhora. o martírio cotidiano é pegar o ônibus de Campo Grande, onde ela reside, para São José, onde tem um quiosque para vender refeições. consegue entrar no ônibus porque o motorista é seu amigo e para o veículo bem perto do meio fio, o que permite uma mobilidade maior na hora da entrada. Como não tem prioridade para sentar, ela pede com toda gentileza e com o sofrimento estampado no rosto para que alguém lhe ceda um assento. 
Às vezes causa comoção, e alguém faz o favor. Em outras, o jeito é sentar em cima do motor do ônibus, ao lado do motorista, porque, segundo ela, é humanamente impossível fazer o percurso de .


Infelizmente, o martírio de Geni e de milhares de outros obesos pernambucanos devem perdurar por um bom tempo. Segundo entidades de proteção ao consumidor, não existe nenhum legislação no Estado que promova algum tipo de prioridade para essa categoria de pessoas nas filas, nos meios de transporte ou em qualquer outro serviço. “Não estamos falando de consumo, essas pessoas têm que ter prioridade para se locomover como ter garantia de vagas especiais nos estacionamentos públicos e privados”, informa o presidente do Procon-PE, José Rangel. Segundo ele, a iniciativa de legislar sobre o assunto tem que ser em âmbito federal, ou seja, deve valer para os obesos de todo o Brasil. 

A professora de inglês: Sandra Waller, que hoje pesa 127 quilos, mas antes da cirurgia de redução de estômago, estava com 157, não anda de ônibusanos. Tem medo de não passar na roleta e ser alvo de gozações como aconteceu. “O preconceito contra o obeso é grande e tem que ser superado. Ninguém é assim porque quer, as pessoas têm que ter a consciência de que a obesidade é uma doença”, desabafa. Ela também tem outras privações. Evita ir ao cinema por causa do tamanho das poltronas e quando vai fazer feira sofre aguardando nas longas filas.

Algumas leis estaduais tentam amenizar o problema. No Rio de Janeiro, por exemplo, as instituições de ensino são obrigadas a ter cadeiras adequadas para os obesos. Mas em âmbito federal ou em Pernambuco, não existe uma lei que defenda a categoria. “Não conheço nenhuma empresa que prioridade aos obesos ou tenha uma política para amenizar o sofrimento dessa população. Mas aconselho a esses consumidores que tenham dificuldade de locomoção a exigir prioridade nas filas do cotidiano. Se ele não for atendido, deve fazer uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor”, diz a coordenadora executiva da Associação de Defesa do Consumidor, Rosana Grinberg. Ela diz que o consumidor deve procurar a Justiça. “A resposta do Judiciário pode não ser favorável no primeiro momento, mas é preciso reclamar para que essa visão mude”.

Mudança é o maior desejo de Edson Oliveira, 56 anos, hoje com 160 quilos ( pesou 203 kg). Ele fica acanhado de frequentar alguns restaurantes com medo de quebrar as cadeiras. Quando chega em algum lugar, pede logo uma cadeira reforçada que aguente seu peso. Quase não vai ao banco, resolve tudo por telefone. Ele é proprietário de uma revenda de bebidas no bairro de São José. Passa a maior parte do dia sentado atrás de um balcão.
Além da falta de direitos, os obesos têm que vencer o preconceito. Eles são prisioneiros do próprio corpo e vítimas da gozação diária e repetitiva. O cantor Leo Jaime, que também está acima do peso ideal, define bem essa realidade em seu blog. “Há um grande, um enorme preconceito. Este sim está muito acima do peso. E parece que o preconceituoso professa sua maledicência com a generosidade dos santos: é para o seu bem! Uma ova! O preconceito contra os gordos é o único tolerado hoje em dia






Fonte: Jornal do Commércio - Recife/PE


Um comentário:

  1. parabéns pelo seu blog amei ,informativo. dinâmico e exatamente como eu penso!!!!torço por vc que sua cirurgia seja um sucesso ,a minha cirurgia foi realizada dia 04 de abril,estou bastante confiante.se quiser entar em contato.meu msn é lizadaenfermagem@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.