terça-feira, 22 de maio de 2012

HORÁRIO DE ALIMENTAÇÃO PODE INFLUENCIAR EM SEU PESO!!!




O horário em que se come pode ter mais influência sobre o ganho de peso do que se imagina. Pelo menos é o que sugere um estudo feito com ratos de laboratório na Califórnia.
No experimento, que durou 18 semanas, uma parte das cobaias recebia uma dieta rica em gordura e comia sempre que tinha vontade, enquanto outro grupo tinha acesso a um cardápio semelhante e com o mesmo montante de calorias, mas oferecido apenas durante um período de oito horas durante o dia.
Os pesquisadores descobriram que, apesar de terem consumido o mesmo total de calorias, os ratos que tinham o horário das refeições limitado não ganharam peso, ao contrário do primeiro grupo.
A hipótese é que a restrição do horário protegeu às cobaias dos efeitos nocivos da alta quantidade de gordura da dieta. As cobaias ganharam 28% menos peso que os ratos que comiam à vontade, além de sofrer menos danos ao fígado.
Os resultados foram publicados na última edição da revista científica Cell Metabolism.
Para o líder do estudo, Satchidananda Panda, do Instituto de Estudos Biológicos de La Jolla, o horário das refeições é um aspecto subestimado na luta contra a balança.
“Cada órgão tem um relógio próprio”, afirma o pesquisador. Isso significa que, em certas horas do dia, fígado, intestino, músculo e outras estruturas do corpo apresentam um pico de eficiência. Já em outros horários, eles estariam menos ativos.
Ele explica que os ciclos metabólicos são críticos para processos como o acúmulo de colesterol, por exemplo. Se as pessoas comem frequentemente e ao longo do dia e da noite, podem acabar desregulando esses ciclos.
O pesquisador alerta, no entanto, que é preciso conduzir estudos que confirmem os resultados em humanos.
Panda sugere que o aumento da obesidade coincide com o fato de que, nas últimas décadas, as pessoas passaram a ficar acordadas até mais tarde, comendo em frente à TV.
Em certas horas do dia, os órgãos teriam um pico de eficiência que ajudaria a evitar a obesidade
FONTE: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/05/21/horario-em-que-se-come-pode-influenciar-ganho-de-peso-afirma-estudo-com-ratos.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.