sexta-feira, 13 de abril de 2012

Má notícia que vem da balança!!!


A luta contra a balança e a busca por uma vida melhor através da perda de peso são experiências que unem dois homens. Além das histórias, eles também têm uma assustadora marca em comum: 300 quilos. É com esse peso que o corretor de veículos Ricardo Braga, 44, tem que lidar cotidianamente em sua condição de superobeso. Os mesmos 300 kg atormentaram  o vendedor autônomo Orlando Pinheiro Júnior, 46, cujo tratamento resultou na perda de 142 kg - uma batalha acompanhada pelo Diário durante os últimos 15 meses. O drama dos dois ilustra bem o desafio de saúde pública que se tornou o excesso de peso. No Recife, 47% da população está com sobrepeso. Outros 14,8% sofrem de obesidade. Os índices vêm aumentando a cada ano.

Os números divulgados pelo Ministério da Saúde se apresentam como um alerta para a sociedade brasileira, cada vez mais desenvolvida tecnológica e economicamente, e que vem adotando um estilo de vida semelhante ao dos norte-americanos. Nos Estados Unidos, um em cada quatro habitantes está obeso. “Houve um aumento do poder de compra da população, mas não um incremento na qualidade do consumo. O fast-food hipercalórico e o sedentarismo acabam induzindo ao sobrepeso, que traz maior risco de doenças como hipertensão e diabetes, redutoras da expectativa de vida”, avalia Ruy Lyra, presidente-eleito da Federação Panamericana de Endocrinologia.

A saída mais lembrada pela população continua sendo a cirurgia de redução de estômago, a gastroplástia, a que Orlando se submeteu. “Foi uma mudança completa de vida. Hoje como de tudo, mas a quantidade é muito diferente e sou vigilante sempre. Não posso voltar a engordar”, afirma.

O recurso cirúrgico vem sendo cada vez mais frequente no tratamento da obesidade. Em 2003, foram realizados 16 mil procedimentos, enquanto em 2010, foram 60 mil. Apesar do expressivo crescimento, a opção não deve ser generalizada. “Esta é uma última alternativa, que deve ser apresentada quando outros tratamentos não surtem efeito”, explica o cirurgião bariátrico Gilberto Pagnossin.

Debate

Para discutir os efeitos da obesidade e debater quando a cirurgia é, de fato, indicada, a edição mensal da Reunião Multidisciplinar de Obesidade (RMO) receberá pacientes, ex-pacientes, familiares e curiosos em um encontro hoje, às 19h, no auditório do Hospital Santa Joana, no Derby. Psicólogos, nutricionistas, cirurgiões, anestesistas e fisioterapeutas se revezarão com pacientes que foram operados para discutir os riscos, efeitos, pré-requisitos e expectativas que envolvem a gastroplastia, como uma forma de esclarecer dúvidas.
Fonte: Diário de Pernambuco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.