domingo, 8 de abril de 2012

Fiquem atento as pegadinhas das dietas!!!

Se você encara sempre uma salada porque pensa ser a escolha com menos calorias, você pode estar enganado. Se a sua salada tiver molhos, croutons e tomate seco, ela pode ter 350 calorias. Isto é o equivalente a 5 colheres de sopa de arroz, 1 1/2 concha de feijão, 1 fatia de 75g de lagarto cozido e um copo de coca cola normal 
A endocrinologista Ellen Paiva alerta para um dos maiores perigos na refeição para quem está de dieta. "Muitas pessoas pedem um suco de laranja no almoço e acham que estão seguindo a dieta. O que elas não percebem é que o suco tem a mesma quantidade de calorias do que um bombom: sonho de valsa. O ideal é deixar a fruta para a sobremesa"
O primeiro passo que você toma ao iniciar um regime é passar a comer só torrada com chá? Esta é mais uma das pegadinhas. Três torradas (30g) de torrada mais 340 ml de chá preto têm a mesma quantidade de calorias do que 100g de macarrão com molho branco, ervilha e presunto e um copo de suco de maracujá. 
Se o café da manhã da sua dieta é cereal com suco, mas você sonha em comer pão com manteiga, cuidado que as calorias podem ser exatamente as mesmas. Se você comer 1 xícara de chá (30g) de Corn Flakes (110 Kcal) com um copo de leite integral (120 Kcal), e tomar suco de uva de caixinha (120 Kcal) você está ingerindo a mesma quantidade de calorias que se comesse um pão francês (135 Kcal) com manteiga light (20 Kcal) e um copo de leite com achocolatado. Se você optar por leite desnatado, as calorias do leite com achocolatado caem para 142 calorias. Apesar da manteiga light, ter as mesmas calorias da margarina light, é melhor usar manteiga, pois ela possui gorduras que fazem bem ao coração. "Já a margarina tem gordura trans, que é a pior gordura e aumenta a chances da pessoa ter problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Daniela Jobst.
"Na pizza, o que é calórico é o recheio, não a massa. Por isso fuja dos queijos amarelos que são altamente calóricos", aconselha a endocrinologista Ellen Paiva. O ideal é abrir mão da pizza quatro queijos (380 Kcal) ou calabresa (320 Kcal) e pedir uma de atum (210 Kcal) ou de rúcula com mussarela de búfala e tomate cereja (220 Kcal), já que o tomate seco é muito calórico. O atum ainda é uma importante fonte de Ômega 3. Quer um queijo, peça uma pizza de catupiri com peito de peru (270 Kcal). "É importante reparar se é usado molho de tomate fresco, que é rico em licopeno", explica a nutricionista Daniela Jobst. 
Entre o chocolate meio amargo e o chocolate ao leite, as calorias não são menores no primeiro como algumas pessoas podem acreditar. Entretanto, quem está de dieta deve optar pelo chocolate meio amargo porque seu gosto é mais forte, o que faz com que você coma menos, aconselha a endocrinologista Ellen Paiva. A nutricionista Daniela Jobst lembra que o chocolate amargo tem menos colesterol e mais cacau, que é um ótimo antioxidante.
Pegadinhas da dieta Se em dias de preguiça você já recorreu ao miojo como almoço ou jantar, saiba que um pacotinho de macarrão instantâneo sabor carne com 85g tem 376 Kcal. Com a mesma quantidade de calorias você pode comer 90g de ravióli de queijo com molho branco (348 Kcal) e uma fatia de melancia (28 Kcal)
Pipoca com guaraná é a combinação perfeita para ver um filme, certo? Mas você pode escolher melhor os ingredientes e sobrar até umas calorias para o chocolate. Se você fizer pipoca de micro-ondas de manteiga, manteiga suave ou natural consome 480 calorias por pacote, mais o copo de guaraná. Agora, se você optar por uma pipoca natural light e guaraná diet., pode até comer 43 gramas de M&Ms.
A barra de cereal é uma opção boa para quem está de dieta por ter fibras e poucas calorias, mas cuidado na hora de escolher. Existem pegadinhas por aí, como esta barra de amêndoas com chocolate, que em apenas 20g tem 128 calorias, mais que muitos chocolates. Em 24g do chocolate talento ao leite com amêndoas e passas temos as mesmas calorias 
O salmão tem praticamente a mesma quantidade de calorias de um bife de picanha. Em 100g do peixe grelhado são 220 calorias contra 230 Kcal em 100g de picanha sem gordura. Dá ainda para tomar um copo de suco de limão que tem apenas 10 calorias. A endocrinologista Ellen Paiva lembra: "Em termos nutricionais o salmão é maravilhoso, tem Ômega 3 e gordura poli-insaturada, mas em termos calóricos é equivalente a uma sobremesa".
Optar pela bolacha cream cracker no lanche da tarde durante a dieta é um erro comum. Ela contém muito mais caloria do que pão e torrada integral, por exemplo. Cinco bolachas são equilaventes em calorias a três bolachas wafer de morango. Ambas possuem bastante gordura, mas a wafer tem mais açúcar e carboidratos, explica a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri. 
Se você escolheu enfiar o pé na jaca e cair de boca em uma refeição bastante calórica, é bom optar pelo doce ou pela gordura. Um brownie com sorvete tem a mesma quantidade de calorias que um hambúrguer com batata frita, mas as calorias são diferentes. As presentes nos doces são consumidas mais rapidamente, enquanto a da gordura e da proteína ficam armazenadas para serem usadas posteriormente. Vale lembrar que o brownie e o sorvete também têm bastante caloria proveniente de gordura
Um pote de 200 ml de iogurte natural tem valor calórico equivalente a um copo de suco de laranja com cenoura. A diferença é de quais elementos vêm às calorias. No caso do iogurte, elas vêm da proteína, já no suco é basicamente de carboidratos. "Outra diferença é que o iogurte tem cálcio, o que diminui a absorção do ferro, por isso é indicado tomar em refeições intermediárias, de 2 a 3 horas após a refeição principal. Já o suco tem vitamina C que melhora a absorção do ferro", conclui a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri. 
Qual é mais saudável: margarina ou manteiga? A manteiga é um alimento natural, vem do leite e contém cálcio. A margarina é industrializada, feita com gordura vegetal, e, por isto, é menos nutritiva. Hoje no mercado já existem margarinas que compensam a deficiência, com adição de Omega 3, lembra a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri
Uma salada de frutas com uma fruta e meia, mais 40g de granola tem o mesmo valor calórico que um sanduíche natural de peito de peru. A granola contém carboidratos e junto com as frutas traz vitaminas e fibras. Já o lanche é um alimento mais completo porque tem ainda a proteína do peito de peru, fibras do pão integral, cenoura e alface e gordura do queijo, indica a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri. 
O suco de laranja é frequentemente usado por quem deseja emagrecer, o copo duplo (250 ml) da bebida é rico em vitamina C. "Essa substância tem ação antioxidante, que previne contra envelhecimento precoce, e outras propriedades que aumentam a imunidade e energia das células", explica Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê. Já a porção de 100 g de lasanha de soja é saudável e rica em cálcio e fósforo. "A presença do cálcio ajuda manter o tecido ósseo saudável, o ferro presente no alimento ainda previne doenças nos ossos, como a osteoporose", explica Juliana.
Uma unidade de batata doce assada é rica em vitaminas A, B1 e B5, além de sais minerais que ajudam no controle de peso. "O alimento proporciona um teor mais elevado de saciedade, o que é bom pra quem busca emagrecer, e também muitas fibras que ajudam a regular o intestino", explica Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê. Alternativa saudável é a coxa de frango assada (100 g) por não ter muitas calorias. "A carne também apresenta pouca gordura e é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que ajuda a prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e colesterol", completa, ela.
Uma unidade de sardinha grelhada (33 g) é rica em ômega 3 e ajuda a prevenir diversas doenças cardíacas. "O alimento também aumenta o colesterol HDL (bom), o que contribui para uma redução do colesterol total", conta Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê. Dez unidades de cereja fresca, por sua vez, têm propriedades que ajudam na saúde do coração. "Estudos sobre a fruta já mostraram que o efeito antioxidante ajuda a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias e neutraliza os radicais livres na corrente sanguínea, isso ajuda a proteger contra câncer de cólon e de estômago", explica a nutricionista Juliana Dragone 
Um pote de iogurte de morango (65 g) equivale, em termos de calorias, a uma única noz. O iogurte é uma boa opção pela pouca quantidade de calorias e a presença do cálcio e vitamina D, que ajudam a fortalecer os ossos. Mas as nozes também apresentam benefícios. "O consumo regular de uma unidade fortalece o sistema imunológico do corpo, auxilia na formação de glóbulos vermelhos e também atua contra o envelhecimento das células", afirma Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê.
Uma bola de sorvete de massa equivale a duas bolas de sorvete à base de iogurte sem gordura "O sorvete de massa é rico em gordura saturada, enquanto o feito com iogurte desnatado tem menor quantidade de calorias e maior teor de fibra, carboidratos saudáveis e sódio reduzido", explica Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê. As fibras ajudam a regular o intestino, enquanto a quantidade reduzida do sódio evita inchaços. 
Uma colher de sopa de arroz integral cozido é rico em fibras e nutrientes com proteínas e sais minerais. "Ele é saboroso e deve ser comido com a fibra que protege o grão, pois ela contém a cadeia mais completa de aminoácidos para formar novas células no organismo", destaca Juliana Dragone, nutricionista da clínica de nutrição - Clube Ipê. Um pepino médio (150g) é útil para quem quer eliminar as gorduras da pele, Juliana indica que o consumo deve ser feito com casca, pois é nela que se encontram as substâncias que tornam o alimento fácil de digerir. "O pepino também é diurético e rico em potássio, um mineral que dá elasticidade às células que compõem a pele, deixando o rosto mais rejuvenescido”.
Se os chocolates já são uma tentação para quem está de dieta em qualquer época do ano, imagine durante a Páscoa. Antes de encarar um ovo inteiro, veja o que você poderia comer com a mesma quantidade de calorias. Uma versão de 350 g de chocolate trufado com avelã com 1.904 calorias, por exemplo, poderia ser substituído por quatro fatias de pizza de calabresa (1.210 calorias), uma lata de refrigerante com açúcar (215 calorias) e, ainda, duas sobremesas: uma fatia de torta de limão (409 calorias) e um bombom (70 calorias). A nutricionista funcional Gabriela Maia recomenda evitar os ovos de Páscoa recheados com ingredientes extras, pois eles adicionam ainda mais calorias ao chocolate.
Os ovos diet são erroneamente considerados boas opções para quem está de dieta durante o período da Páscoa, como alerta a nutricionista funcional Gabriela Maia. "O açúcar é totalmente retirado do chocolate, mas o produto é incrementado com muita gordura para não perder o sabor.", explica ela, que só recomenda esse tipo de chocolate aos diabéticos. Com as mesmas calorias de um ovo diet de 225 g (1.000 calorias) é possível dar uma passadinha no happy hour da empresa e comer uma porção de isca de carne (490 calorias), tomar dois chopes (360 calorias) e ainda saborear um brigadeiro (150 calorias) de sobremesa.
O chocolate branco é o tipo menos indicado para quem não quer perder a linha (e a saúde) na Páscoa. "Ele não tem cacau em sua composição, mas sim uma mistura de açúcar, leite e manteiga de cacau, que o torna muito calórico", explica a nutricionista funcional Gabriela Maia. Com as calorias de um ovo de chocolate branco de 240 g (1.210 calorias) é possível se deliciar com uma lasanha à bolonhesa (900 calorias) e, de sobremesa, tomar três bolas de sorvete de creme (310 calorias).
Fonte site UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.