quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CONSUMO DE AÇÚCAR DEVE SER REGULADO COMO O DE ÁLCOOL, DEFENDEM CIENTISTAS!

De acordo com as Nações Unidas, doenças crônicas não transmissíveis como câncer, diabetes e problemas no coração ultrapassaram, pela primeira vez na história, as doenças infecciosas. Comentário publicado na revista Nature destaca que um dos responsáveis por essa mudança, além do cigarro e do álcool, é o açúcar.
A pesquisa foi feita por três cientistas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, e apontou que os efeitos danosos do açúcar para o organismo são semelhantes aos promovidos pelo álcool e, portanto, ele também deveria ter o consumo regulado.
O consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos. E, apesar de os Estados Unidos liderarem o ranking mundial do consumo per capita do produto, o problema não se restringe a esse ou a outros países desenvolvidos.
Os autores destacam que todo país que adotou uma dieta ocidental, dominada por alimentos de baixo custo e altamente processados, teve um aumento em suas taxas de obesidade e de doenças relacionadas a esse problema. Há hoje 30% mais pessoas obesas do que desnutridas.
Mas a obesidade não é o principal problema neste caso, visto que 20% das pessoas obesas têm metabolismo normal e terão uma expectativa de vida esperada. No entanto, cerca de 40% das pessoas com pesos considerados normais desenvolverão doenças no coração e no fígado, diabetes e hipertensão.
No fim das contas, o problema é maior nos países menos ricos. Segundo o estudo, 80% das mortes devidas a doenças não transmissíveis ocorrem nos países de rendas média ou baixa.
De acordo com os autores do artigo, o cenário chegou a tal ponto que os países deveriam começar a controlar o consumo de açúcar. A regulação poderia incluir a taxação de produtos industrializados açucarados, a limitação da venda de tais produtos em escolas e a definição de uma idade mínima para a compra de refrigerantes.
Mas, diferentemente do álcool ou do cigarro, que são produtos consumíveis não essenciais, o açúcar está em alimentos, o que dificulta a sua regulação.
O comentário The toxic truth about sugar, de Robert H. Lustig, Laura A. Schmidt e Claire D. Brindis, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.
(Com Agência Fapesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.