domingo, 17 de outubro de 2010

RECEITAS SAUDÁVEIS - ESPECIAL DE FIM DE SEMANA!!!

  • Creme de abóbora-japonesa

Ingredientes:

Abóbora-japonesa (orgânica) - 8 copos 200 ml descascada - 1000g
Leite de coco - 1 ¼ xícara de chá 1 garrafa pequena - 200 ml
Sal marinho - 1 colher sopa rasa - 10 g
Gengibre - ½ unidade - 30 g
Cebolinha a gosto
Como fazer:
Cozinhar a abóbora com sal, em panela de pressão, com meio litro de água, por 30 minutos ou até ficar bem mole. Bater no liquidificador o gengibre e o leite de coco. Sirva este creme de abóbora cozida. Acrescente a cebolinha picada no momento de servir.

  • Arroz integral

Ingredientes:

Procure o arroz do tipo cateto, de grão bege levemente arredondado, ou o arroz integral agulinha (que é longo como o arroz branco, mas é integral e de cor bege). Ou use ainda o arroz integral vermelho.
Como fazer:
Para cada medida de arroz usar de 3 a 4 partes de água. Se for arroz integral vermelho, use 5 partes. Tenha uma chaleira com água fervendo no fogão na hora em que for cozinhar o arroz. Coloque o arroz lavado na panela, sem água, sem óleo, sem nada, com fogo baixíssimo e comece a mexer o arroz em círculos com uma colher de pau, revirando-o na panela, tostando-o, até sair o cheiro ótimo dele. É um cheiro parecido com pipoca. Acrescentar então, um fio de azeite de oliva para untar os grãos. Continue mexendo até os grãos ficarem bem dourados e cheirosos. Coloque a água quente, deixe ferver e adicione o sal. Tempo de cozimento: 35 a 40 minutos em panela comum (grossa) ou 25 na panela de pressão (recomendada).

  • Gersal

Ingredientes:

1 colher de sopa de gergelim branco sem casca
½ colher de café de sal marinho
Como fazer:
Colocar as sementes de gergelim na frigideira sem óleo, no fogo baixo. Vá mexendo a frigideira no fogo, salteando ou mexendo com colher de pau, sem deixar queimar nenhuma parte, até ficar dourado. Adicione o sal e mexa bem. Apague o fogo e continue mexendo por mais um minuto. Soque a mistura em um pilão e guarde-a em um vidro, fora da geladeira. Consuma enquanto estiver cheiroso e oleoso.
Use uma colher de sopa cheia para salpicar no arroz integral. Pode também ser adicionado à saladas e legumes no vapor.

  • Escabeche de Sardinha

Ingredientes:

Sardinhas cruas - 1/2kg sem cabeça - 500 g
Cebolas em rodelas (orgânicas) - 2 xícaras de chá - 240 g
Óleo de canola - 1 xícara de chá - 150 ml
Vinagre branco (orgânico) - ¾ xícara de chá - 135 ml
Tomate maduro ( orgânico) 1 unidade fatiado grosso - 110 g
Sal marinho - 1 colher sopa rasa - 10g
Folha de louro
Como fazer:
Colocar na panela de pressão uma camada de rodelas de cebola, algumas rodelas de tomate e uma camada de sardinhas. Repetir até terminar. Espalhar por cima o óleo, o sal, o vinagre e o louro. Cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

  • Minipizza de pão de forma integral 

Ingredientes:

Pão de forma integral - 1 pacote- 350 g
Espinafre - 2 maços - 500 g
Óleo de canola - 1 colher -15 ml
Tomate maduro (orgânico)- 2 xícaras de chá (picado)- 360 g
Cebola crua -1 xícara de chá - 120 g
Azeitona preta picada - 15 unidades - 75 g
Sal marinho -1 colher de sopa rasa - 10 g
Orégano - 2 colheres de chá cheias - 1 g
Tofu - 4 unidades - 1040 g
Como fazer:
Lavar o espinafre, escaldar, picar e refogar com 2 cebolas em 1 colher de óleo de canola. Amassar o tofu com garfo e juntar ao espinafre refogado. Distribuir a pasta sobre as fatias de pão integral, salpicar orégano, enfeitar com rodelas de tomate e azeitona preta. Levar ao forno por 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, sugestões ou idéias que possam beneficiar os leitores do meu blog. ATENÇÃO: Não serão aceitos comentários discriminativos ou ofensivos que possam denigrir ou difamar a minha imagem ou a imagem de terceiros. Lembrando que todos os comentários são de responsabilidade do idealizador do mesmo, sendo assim eu, como coordenador desse blog, não tenho reponsabilidade alguma por colocações mentirosas, negativas ou levianas. Obrigado.