sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sexta feira: Excelente noite para curtir uma boa música com quem você gosta.

Voz e violão a partir das 18:00
Mais promoções, acesse:
WWW.mustangpointdorecife.blogspot.com/

Cientistas descobrem a maneira mais rápida de "emagrecer" - Fantástico!!!

Alergia à alimentos:

Esse mal pode até causar depressão!

Vômito, diarréia, dor de barriga e a vermelhidão que cobre a pele não são os únicos sinais desagradáveis que podem aparecer após a ingestão de alimentos que não fazem bem ao corpo. Existe um tipo de intoxicação alimentar, menos comum, que afeta direto o cérebro.
As sequelas podem ser enxaquecas, transtornos de humor, tristeza, irritabilidade e depressão. O mal que começa pela boca pode ter origem em um inofensivo copo de leite ou numa apetitosa porção de camarão, afirmam os especialistas.
Esta alergia alimentar cerebral tem efeito retardado, porque os sinais negativos no sistema nervoso central podem demorar entre cinco e sete dias para aparecer.
A demora para os sintomas surgirem e o fato deles atacarem uma área do organismo não associada à comida fazem com que as pessoas convivam anos com o problema sem se darem conta de que uma dieta mais específica poderia solucionar estes efeitos negativos da alimentação.
Existem casos descritos na literatura de pacientes que até desenvolveram transtornos de pânico por causa de alimentos. Os especialistas costumam considerar que tratam-se de distúrbios psíquicos e nem levam em conta que origem pode ser uma alergia alimentar.
É uma reação em cadeia. Alguns alimentos desequilibram o sistema gastrointestinal, responsável pela produção da serotonina.
Este desequilíbrio pode provocar os dois extremos do humor,  hiperatividade ou depressão, um efeito acumulativo e não imediato.”
Este tipo de alergia cerebral depende do organismo de cada pessoa, mas alguns alimentos têm maior potencial alergênico. Os industrializados são os mais tóxicos. São nocivos desde o pacote de bolacha até os potencializadores de sabor, que a pessoa coloca na panela durante o preparo de arroz, feijão ou carne.
Matéria vista e editada a partir do portal do iG.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Conheça os benefícios de 10 variedades de frutas.

Elas são ricas em vitaminas e garantem proteção extra ao organismo.

 Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer , além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, diz nutricionista Daniela Jobst. 

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o hábito de comer
frutas ainda é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde. 

Se você pretende adotar uma alimentação rica em frutas, conheça as propriedades de dez variedades e saiba quais são os benefícios dessa
dieta.
Banana: A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar
Melancia: Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B. Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago
Pêra: Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras. A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água
Laranja - Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago
Limão: Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contêm limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores
Goiaba: Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata
Morango: Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração
Uva: Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A nutricionista Solange Saavedra explica que as uvas contêm quercitina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavonóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol
Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas
Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante

Fonte: http://www.minhavida.com.br

Receita: Macarrão Diet.

Tipo de Culinária: Itália
Categoria: Pratos Principais
Subcategorias: Massas
Rendimento: 4 porções
INGREDIENTES:
300 gr de macarrão
2 colheres de  sopa  de azeite
2 dentes de alho  picados
1 unidade  de cebola em cubos pequenos
4 unidades  de tomate sem pele e sem sementes
Sal a gosto
3 unidades  de abobrinha em palito
1 xícara chá de Caldo de Legumes  
2 colheres de sopa  de salsinha picada
1 xícara de chá de queijo cottage
1 colher sopa  de hortelã
MODO DE PREPARO:
Numa frigideira grande coloque o azeite, o alho, a cebola e frite por 2 minutos. Junte o tomate, o sal e deixe refogar por 4 minutos. Acrescente a abobrinha picada e o caldo de legumes.  Cozinhe por 10 minutos. Polvilhe com salsinha picada junte o macarrão cozido e misture. Coloque o macarrão em uma travessa e polvilhe com o queijo cottage e as folhas de hortelã.

Quinta-feira: Dia da Promoção do Whisky. Sinta-se um verdadeiro Lord Inglês!

Johnnie Wallker Red, Teachers e White Horse.
Garrafas e doses com um preço arrasador.
Para mais promoções acesse o blog do Mustang: WWW.mustangpointdorecife.blogspot.com

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cérebro de obeso resiste menos a alimentos altamente calóricos.

RIO - As pessoas magras seriam mais capazes mentalmente de resistir a alimentos tentadores con muitas calorias, segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Yale. As análises cerebrais de pessoas no peso ideal que viram fotos de alimentos de alto teor energético mostraram uma maior atividade numa região do órgão usada para controlar o impulso; enquanto os obesos apresentaram pouca atividade na mesma zona, afirmam os investigadores.
- Creio que há razões biológicas que explicam o motivo pelo qual as pessoas não conseguem controlar seu desejo por comida - diz Robert Sherwin, da Escola de Medicina da Universidade Yale, em Connecticut, que participou do estudo publicado no Journal of Clinical Investigation.
A pesquisa é parte de uma investigação para compreender os processos biológicos subjacentes que contribuem para a obesidade, uma condição que afeta mais de um terço dos adultos, quase 17% das crianças nos Estados Unidos e que se está se transformando numa epidemia global. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 49,6% da população estão acima do peso e 13,9% obesos. E a situação tende a piorar, em todas as faixas. Entre os cinco pratos preferidos dos brasileiros, estão lasanha, pizza e macarrão, como mostrou pesquisa do Comitê de Oxford de Combate à Fome. Ainda segundo o IBGE, 82% dos brasileiros abusam de gordura saturada e 61% de açúcar. E 90% não comem a quantia diária (400g) de frutas, legumes e verduras.
Os pesquisadores da Universidade Yale e colegas da Universidade do Sul da Califórnia usaram imagens por ressonância magnética funcional para examinar quais zonas do cérebro são ativadas quando uma pessoa vê imagens de alimentos altamente energéticos, comidas saudáveis como frutas e vegetais, e outras coisas que não são alimentos.
Na pesquisa foram incluídos 14 voluntários saudáveis -nove magros e cinco obesos - que se submeteram a análises cerebrais duas horas depois de comer. Os autores também avaliaram quando os níveis de glicose no sangue estavam altos ou não. Quando os níveis eram baixos, as regiões do cérebro chamadas ínsula e núcleo estriado - vinculadas com as recompensas - estavam ativas, indicando um desejo de comer. E o córtex pré frontal, que normalmente controla o desejo comer, era menos capaz de frear os sinais gerados desde a área estriada para se alimentar.
Isso aconteceu especialmente com os participantes obesos, que viram fotos de alimentos altamente calóricos. Quando os níveis de açúcar no sangue eram normais, os participantes magros mostraram uma maior atividade do córtex prefrontal e isso reduziu a atividade nas regiões cerebrais vinculadas com as recompensas.
- Trata-se de uma função superior que controla os centros de recompensa. Esse controlador é deficiente nas pessoas com obesidade. Nelas, esse sistema não se ativa - comenta Sherwin.
Ele acrescenta que são necessários estudos mais amplos para confirmar os resultados, mas os dados atuais sugerem que os obesos seriam menos capazes de desativar as zonas do cérebro que os leva a cair em tentação por comida. Isso pro

Privação do sono pode causar obesidade.

A privação do sono provoca muitos malefícios para a saúde. Estudos recentes apontam também os distúrbios do sono como os responsáveis pela obesidade. Isso se dá porque dormir pouco incrementa a produção de grelina, um hormônio que estimula a sensação de fome. O hormônio aumenta o apetite por comidas calóricas e estimula o da fome. Com isso, o hormônio da saciedade é reduzido. Com isso, dá-se um aumento da gordura corporal. E isso acontece de forma mais intensa nas crianças. Crianças que dormem mal à noite têm alterado o seu ritmo circadiano, o período de aproximadamente um dia sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. Essa alteração vai aumentar a produção de grelina. Os médicos responsáveis pelo estudo perceberam que as crianças que assistem muita TV e ficam horas diante do computador têm mais chances de sofrer distúrbios de sono e, com isso, desenvolver a obesidade. O ideal, segundo os especialistas, é que adultos tenham de seis a oito horas de sono e as crianças dez. Por Carolina Abranches

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Quinta-feira: Dia da Promoção do Whisky. Sinta-se um verdadeiro Lord Inglês!

Johnnie Wallker Red, Teachers e White Horse.
Garrafas e doses com um preço arrasador.
Para mais promoções acesse o blog do Mustang: WWW.mustangpointdorecife.blogspot.com

Gordinhos e Gordinhas do HSE, tristes e revoltados!!!

Caros leitores, amigos e seguidores do BLOG DO GORDINHO, hoje venho expor um dilema vivido pelos gordinhos e gordinhas do Programa de Obesidade do HSE/SASEPE. É o seguinte: hoje recebi um telefonema de uma amiga do programa chamada Bete(ela mora na cidade de Passira/PE). Bete me contou que os gordinhos e gordinhas que fazem parte do: Programa de Obesidade estão muito tristes, frustrados e revoltados com as pessoas que comandam o HSE/SASEPE, pois no dia 31/08/2011, seria realizada uma GASTROPLÁSTIA, no nosso amigo e paciente do Grupo de Obesidade o grande L...( *nome omitido por não ter tido autorização para divulgá-lo). Para isso ele internou-se no dia 30/08/2011, mas para a surpresa dele e de todos os seus amigos: gordinhos e gordinhas no dia 31/08/2011, L.... (*) foi informado que sua cirurgia seria adiada, pois não havia disponibilidade de um leito na UTI para o mesmo. ( OBS: todo paciente que se submete a uma gastroplastia no HSE, independente de ter ou não alguma complicação na cirurgia, segue direto para a UTI como prevenção e para ser melhor monitorado no pós cirúrgico. Como geralmente na maioria dos casos a evolução do paciente é tranqüila e sem nenhum tipo de problema, em 24 horas pós cirurgia, o mesmo segue para uma enfermaria individual no 3º andar e na maioria dos casos recebe alta-médica nos 5 dias subsequentes ).  Infelizmente nosso amigo L...(*) voltou para sua casa sem fazer a tão esperada Redução do Estomago. Em casa, L...(*) ficou esperando nova data para sua operação, para sua felicidade e alegria, nova data foi marcada para sua cirurgia: 14/09/2011. Mais uma vez L...(*) voltou ao hospital para uma nova internação data essa, dia: 13/09/2011. Super feliz, afinal todo gordinho que está na fila para se operar, fica radiante com a perspectiva de uma vida mais saudável e cheia de novidades. Mas para sua surpresa e de todos os gordinhos e gordinhas, do Programa da Obesidade, ontem dia 14/09/2011, data da sua operação, L...(*) recebe uma notícia que o deixa muito triste: mas uma vez sua cirurgia foi adiada. Motivo: falta de disponibilidade de UTI. – CARACA!!! ( como diz meu sobrinho Mateus Vitor ), outro adiamento e pelo mesmo motivo: falta de UTI disponível. Bem todos sabem que eu me operei no HSE, e não somente eu, mas todos os gordinhos e gordinhas que se operam e vão se operar no HSE/SASEPE sempre soubemos, que se encontra reservado um leito na UTI  para os pacientes do grupo de obesidade que irão se submeter a uma redução de estomago. É o que nós sabemos!!! Bem não é fácil o paciente chegar cheio de expectativa, se internar e na hora “H”, nada de cirurgia. Isso deixa o paciente revoltado, triste e abalado psicologicamente. Além de atrasar todas as outras gastroplastias que estão agendadas. Somente para citar algumas que com certeza terão suas datas remarcadas: além de L...(*), Maria das Graças(Moradora do Interior, Hipertensa e de licença médica devido a problemas relacionados a obesidade), seria 28/09/2011, Bete(de Passira, que esta de licença medica com problemas decorrentes de sua obesidade), seria 19/10/2011, Cleydsom(Hipertenso), seria 09/11/2011, Graça Durães(Hipertensa, tem problemas graves de circulação inclusive com possibilidades de ter trombose além de outros problemas de saúde decorrente de sua obesidade), seria 23/11/2011. Bem sei que imprevistos acontecem, mas já que existe uma UTI reservada para o Programa de Obesidade, esse tipo de adiamento decorrente da falta da UTI é muito difícil de ser entendido. Quero ressaltar que todos os gordinhos e gordinhas do Programa da Obesidade do HSE/SASEPE, sabem  que o nosso grande amigo, protetor e cirurgião: DR. Gilberto Pagnossin, juntamente com sua equipe medica, não têm culpa nenhuma dessa desencontros. Sabemos que se depende-se, do DR. Gilberto Pagnossin, ele faria não somente 2 gastroplastias por mês, mas no mínimo 1 por semana, ele como especialista na área de gastroplastia, sabe do sofrimento que passam todos os gordinhos e gordinhas. Mas ele também como cirurgião geral além de cuidar, atender e operar os gordinhos e gordinhas do: Programa da Obesidade, tem outras obrigações, como por exemplo: Executar cirurgias em vesículas e cirurgias na área gastrointestinal em outros pacientes do HSE/SASEPE. Espero que esse alerta venha a sensibilizar as pessoas que são responsáveis pelo HSE/SASEPE, para que esses transtornos e desencontros sejam solucionados, pois com certeza seria excelente para os gordinhos e gordinhas do: programa de obesidade.  Caso queiram os responsáveis do HSE/SASEPE, podem aqui  relatar o seu lado da historia. Para isso basta me enviar um e-mail com o titulo: “Esclarecimentos” para orlajunior2010@gmail.com  .  Bem vou ficando por aqui e se DEUS permitir logo estarei de volta. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quarta-feira, dia da promoção do Camarão no Restaurante Mustang!!!

Kg de camarão por apenas R$ 19,90
(para consumo exclusivo no restaurante).
Outras promoções acesse:
WWW.mustangpointdorecife.blogspot.com

Chá verde emagrece e combate gordura localizada.

Bebida ainda impede o envelhecimento precoce das células.


O chá verde é conhecido por suas inúmeras funções terapêuticas, como prevenção de câncer e auxílio no emagrecimento. A boa fama da planta milenar é grande. Atualmente, ela pode ser aproveitada em infusões, cremes, cápsulas e ainda ser usada como solução injetável no combate a gordura localizada, em consultórios e clínicas de estética.

Acelere o emagrecimento.
Por ser composto por substâncias antioxidantes, o consumo do chá verde pode diminuir as taxas de colesterol e ativar o sistema imunológico. No que diz respeito a doenças degenerativas, como câncer, é composto por princípios ativos bioflavonoides e catequinas, poderosos no bloqueio das alterações que dão início aos tumores.

Os benefícios da bebida superam o inconveniente de ela ter um gosto amargo e pouco agradável. Para as pessoas que precisam emagrecer, o chá verde, quando bebido em infusão, pode ser um potente aliado, uma vez que acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura corporal. Esteticamente, a planta reduz as rugas de expressão e hidrata a pele, ainda que consumido em cápsula.

Tratamentos estéticos.
O extrato da planta do chá verde, além de trazer benefícios em sua fórmula mais difundida, como bebida, também pode dar uma forcinha para você ficar mais bonita. Por apresentar boas taxas de teofilina e cafeína, na forma de injeção, ele aumenta o funcionamento do metabolismo, combatendo a gordura localizada e a celulite. Porém, a aplicação do extrato não elimina a necessidade de se tomar a bebida para obter todos os benefícios que a planta oferece.

É importante ficar de olho na dosagem e, claro, nas características de cada organismo. Por isso a necessidade do acompanhamento médico antes de realizar qualquer tipo de tratamento. A produção de injeções de chá verde não é feita em grande quantidade, diferente dos medicamentos comercializados em drogarias. Por isso, a receita é indispensável para que a solução seja produzida em farmácia de manipulação.

Cuidados com o consumo.
O consumo de chá verde é recomendado em processos de emagrecimento. No entanto, isso não o absolve de complicações e efeitos indesejados que podem colocar em risco a saúde.

Ele contém cafeína e pode elevar a pressão arterial. A infusão também não é recomendada para hipertensos, gestantes ou para mulheres que estão amamentando. 

O consumo em excesso pode provocar sintomas como náusea, taquicardia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Recomendas-se beber três ou quatro xícaras diariamente, garantindo os benefícios e evitando o consumo exagerado. 

Tenha cuidado no preparo. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado entre cinco a dez minutos. A infusão não deve ser reaquecida e, depois de preparada, pode permanecer em locais sem luz por até 12 horas sem perder os seus efeitos.


Cultivar boas amizades ajuda a trabalhar o sentimento de solidão.

Viver sozinho não significa ser solitário ou estar à parte da sociedade

É comum ouvirmos das pessoas que elas têm medo da solidão. Mas o curioso é que, segundo um levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, que utilizou dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE, 6,9 milhões de pessoas vivem sozinhas no país e nos últimos 20 anos o número de brasileiros solitários triplicou.

Por que isso acontece? Os mais céticos afirmam que isso decorre do envelhecimento da população e do aumento na renda média do brasileiro. Ao mesmo tempo, isso também mostra um processo de individualização das pessoas.

Nos últimos anos, as famílias começaram a se estruturar de diferentes maneiras. Os filhos saem mais cedo de casa para estudar, enquanto os pais, muitas vezes, separam-se e casam novamente, sem, necessariamente, morar junto com seu novo(a) companheiro(a). Além disso, o mercado de trabalho se mostra aquecido em determinadas cidades e parado em outras, exigindo a migração das pessoas. A sociedade mudou e isso fez com que os indivíduos alterassem seu comportamento, buscando independência pessoal.
O fato é que, cada vez mais, o ser humano está aprendendo a viver sozinho e a solidão deixou de ser um "bicho papão". O comércio, de olho nessa nova fatia de mercado já adaptou bares e restaurantes para que o solitário não seja discriminado ou constrangido, treinando seus funcionários a evitar a pergunta: "o(a) Sr.(a) aguarda uma pessoa".

Do ponto de vista da psicanálise, a solidão é algo natural: "Nascemos sozinhos e morremos sozinhos". A idéia de que somos seres inteiros e não uma parte, também reforça isso e derruba de vez o conceito de "metade da laranja".

Uma pessoa terapeutizada passa a se entender melhor, descobre que ela mesma pode ser uma excelente companhia e se conscientiza de que é possível, sim, ser feliz sozinha sem, com isso, se isolar da sociedade.

Se preparar para a solidão tem sido uma das maiores buscas em meu consultório, pois em algum momento de nossas vidas estaremos sós e isso, ao contrário do que se imagina, também pode ser muito bom.

Confira algumas dicas para trabalhar a solidão:

1. Mantenha sempre a sua individualidade, mesmo vivendo a dois. Nunca se anule;

2. Crie o hábito de se interiorizar, medite;

3. Cultive amizades verdadeiras;

4. Faça terapia, pois o auxílio profissional pode ajudá-lo a desenvolver a autoconfiança e o autoconhecimento, que são essenciais para aprender a lidar e conviver com a solidão, sendo, desta forma, muito feliz.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

No Restaurante Mustang: Terça-feira é dia de Skol na Promoção.

Cerveja em promoção na compra de qualquer petisco com valor maior de R$ 18,00.
Outras promoções acesse:
WWW.mustangpointdorecife.blogspot.com

NOVA LIÇÃO DE MORAL!!!



Peço permissão aos meus leitores e seguidores em geral, para fazer uma postagem que foge ao tipo de informações que sempre divulgo aqui no BLOG DO GORDINHO, mas como cidadão e como marido de uma professora, sinto orgulho em poder conviver com minha esposa, que exerce sua profissão de educadora com dedicação, atenção e amor por todos os seus alunos, mas que infelizmente como toda a grande maioria de nossos educadores, muitas vezes, são: obrigados a conviver com condições adversas de trabalho, falta de equipamentos e matérias importantes para que o alunato tivesse condições de melhor aproveitamento do ensino e com uma remuneração muito aquém do que realmente deveriam receber devido a sua importância social, pois todo presidente, senador, governador, deputado, prefeito, vereador, médico, dentista, advogado, policial, juiz, arquiteto, engenheiro, motorista de ônibus, cobrador, gari e tantas outras profissões tiveram seu início pelas mãos de um EDUCADOR  e PROFESSOR.
Professora do RN que criticou a educação recusa prêmio de empresários.
A professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, acaba de emplacar mais uma aula de compromisso com a luta por uma educação de qualidade. A educadora que há alguns meses fez um pronunciamento para deputados do RN criticando a falta de prioridade dos governos para com a educação, agora lecionou nova aula de críticas à classe empresarial.
Amanda Gurgel foi escolhida pela classe empresarial para receber o prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases
 Empresariais). A premiação é uma das maiores do País e é destinada a personalidades ligadas a defesa de várias categorias no Brasil. A professora negou o prêmio alegando que sua luta seria outra.
Confira abaixo a carta de recusa da educadora e saiba por qual motivo o cobiçado prêmio foi negado por ela.

Natal, 02 de julho de 2011
Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,
Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na Categoria: Educador de Valor, "pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação". A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.
Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e para empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald’s, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.
A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual à de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto: seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE.
Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.
Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas "organizações da sociedade civil de interesse público" (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB: seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.
Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.
Saudações,
Professora Amanda Gurgel


9 Dicas para Emagrecer com Saúde.

As informações a seguir podem torná-lo consciente das circunstâncias físicas e sociais que você tende a comer mais. Esse conhecimento pode ser usado para implementar as mudanças que podem ajudá-lo a controlar seu peso e emagrecer com saúde.
Alimentos que devem ser consumidos
1- No lanche, coma alimentos de baixa caloria.
2- Planeje suas refeições com alimentos que tenham alto conteúdo de nutrientes mas com  baixo conteúdo de calorias.
3- Planeje suas refeições para o dia todo.
4- Coma alimentos não processados ou com processamento mínimo.
5- Permita-se, quantidades bem pequenas dos alimentos com alto teor de calorias que você gosta, mas respeite as limitações calóricas diárias.
Compra de alimentos
1- Não faça compras quando estiver com fome.
2- Prepare uma lista de comprar e não se desvie dela.
3- Compre apenas alimentos com alto teor de nutrientes e de baixa caloria. Leia o rótulo nutricional dos alimentos.
4- Compre alimentos naturais sempre que puder.
Armazenando os alimentos
1- Conserve alimentos de alta caloria fora da sua vista e em recipientes fechados ou no armário.
2- No lanche, tenha sempre à mão alimentos de baixa caloria, como cenoura e rabanete.
Preparo dos alimentos
1- Compre apenas alimentos que precisam de alguma forma de preparação.
2- Não acrescente gordura ou açúcar, se possível.
3- Prepare apenas quantidades pequenas.
4- Não sirva alimentos à mesa em grandes recipientes.
5- Sirva comida num prato, de preferência pequeno.
Local
1- Coma sempre no mesmo lugar, como a cozinha ou a sala de jantar.
2- Numa festa, evite ficar em locais como a cozinha ou perto da mesa de salgados.
3- Evite: restaurantes onde você tem maior probabilidade de comer alimentos hipercalóricos.
Comer em restaurante
1- Ao comer fora, escolha alimentos de baixa caloria.
2- Peça que sua comida seja preparada sem gordura..
3- Peça que os condimentos como manteiga, maionese e molho de salada sejam servidos a parte.
Métodos de comer
1- Coma devagar. Mastigue muito bem o alimento ou beba água entre os bocados.
2- Coma com alguém, pois a conversa pode desacelerar o mecanismo da fome.
3- Corte o alimento em pequenos pedaços.
4- Não faça outras atividades enquanto come, como assistir TV.
5- Relaxe e curta a comida.
6- Coma apenas nos períodos programados.
7- Coma até se sentir satisfeito e não cheio.
8- Distribua suas calorias ao longo do dia, comendo pequenas quantidades em um maior número de vezes.
Atitude mental
1- Reconheça que você não é perfeito e que deslizes podem acontecer.
2- Lide com seus deslizes de maneira positiva, deixe-os de lado e retorne a seu programa.
3- Coloque lembretes na porta da geladeira de casa ou no telefonema do trabalho.
4- Recompense-se por continuar seguindo seus planos.
Autodisciplina e controle
1- Torne a perda de peso prioridade máxima.
2- Pense nessa prioridade toda vez que for comer.

Fonte: Nutrição: Para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo – Melvim H. Williams