sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quem faz dieta, também pode comer algumas delicias.


Quem disse que estar de dieta significa deixar de lado a pizza, os petiscos e as comidas árabe e  japonesa.  A nutricionista Cristina Menna Barreto dá dicas do quanto se pode consumir desses alimentos durante uma dieta. Confira:
 Pizza
Para comer domingo à noite, retire o arroz, massa ou batata deste dia no almoço. À noite, coma um pedaço  de pizza com refrigerante light. Escolha as pizzas mais leves e sem borda recheada. Ex: Marguerita, portuguesa, verduras. Evite catupiry e calabresa.
Petiscos
Palmito, tomate cereja com sal e limão, aspargos, picles, cebola em conserva. Tudo pode, mas sem azeite, claro!
Comida árabe
1 esfiha aberta, 5 charutos, 1 kibe assado e salada verde são permitidos.
Comida japonesa
Melhor ser refeição livre, em vez de rodízio, pois, embora seja saudável, a tendência de quem gosta dessa culinária é comer demais.
Podem ser consumidos diariamente
Gelatina dietética: 3 taças
Refrigerante dietético: 1 lata
Balas dietéticas: 2 unidades
Chicletes dietéticos: 2 unidades
Café: 3 xícaras pequenas sem açúcar ou com adoçante
Podem ser consumidos à vontade
Água, chimarrão, chá natural, chá industrializado light, limonada e suco de maracujá natural, desde que com adoçante.

Estudo indica que brasileiro não se alimenta bem.


Sal, gordura e açúcar encabeçam a lista do consumo em excesso

Por Renata Demôro
Como anda a alimentação do brasileiro? Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada recentemente, apresenta dados importantes sobre aquilo que o brasileiro coloca no prato – e no corpo. A dupla arroz e feijão continua sendo preferência nacional, mas o café encabeça a lista. O destaque negativo fica por conta do excesso de sal, gorduras e açúcar. 
Sódio
O estudo do IBGE apontou o consumo de 3.200 mg/dia, enquanto a recomendação é de até 2.200 mg/dia. O excesso de sódio aumenta o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, câncer gástrico e complicações renais.

Gorduras
Dos pesquisados, 82% ingere valores acima do recomendado. O ideal seria que, por dia, as calorias provenientes de gordura representassem, no máximo, 7% do total calórico. O consumo em excesso pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, levando a arteriosclerose, obesidade e câncer.
  
Açúcar
De acordo com a pesquisa, 60% dos brasileiros consome mais açúcar do que o recomendando. O ideal é que as calorias provenientes do açúcar representem até 10% do total diário. Sua ingestão em excesso pode levar a diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, distúrbios metabólicos e reações alérgicas.
  
Cálcio
O estudo apontou que mulheres até 50 anos e homens de todo o grupo ingerem menos de 800mg/dia, enquanto o consumo deveria ser de 1.000mg/dia. A deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, pressão alta, dores na coluna, cãibras, unhas fracas, cáries e inflamação das gengivas.

Vitamina D
A maioria dos entrevistados consome menos do que os 10 mcg/dia recomendados. A falta de vitamina D pode prejudicar a absorção de cálcio e a produção de insulina e ainda levar a osteoporose e raquitismo.
    
Vitamina E
O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados consome menos de 12mcg/dia. Os órgãos de saúde indicam que a ingestão deve ser de 15mcg/dia. A falta de vitamina E pode aumentar os níveis de colesterol e levar a insônia, fadiga, infarto, trombose e dificuldade de cicatrização.
Fonte: http://gnt.globo.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sucesso em nova cirurgia no HSE/PE!!!

Boa noite caros leitores e leitoras, é com grande alegria que venho comunicar a todos que na quarta-feira passada dia 03/08/2011, nossa amiga ANA ELIZABETE, foi submetida a uma cirurgia bariátrica no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco. Para quem não sabia, ela está internada há quase 4 meses para fazer uma dieta assistida e uma reeducação alimentar. Como vocês que seguem o meu blog já há algum tempo, devem lembrar, eu fui o primeiro paciente a me submeter a esse tipo de tratamento. Ou seja: internamento para uma dieta assistida e acompanhada por uma equipe de profissionais médicos que compõem o grupo de obesidade do Hospital dos Servidores do Estado. Com destaque para a área de nutrição e psicologia respectivamente Dras: SILVANA VILELA E SOCORRO BRANCO.  Lembrando que essa equipe médica que cuida dos gordinhos e obesos do SASSEPE é chefiada pelo cirurgião: DR. GILBERTO PAGNOSSIN, (Nosso grande ídolo e querido protetor dos gordinhos e gordinhas), especialista em cirurgias bariátricas. Segundo informações que obtive por telefone com uma das filhas da nossa amiga Ana, a operação foi um sucesso. Destaco aqui que a cirurgia foi realizada pelo DR. GILBERTO PAGNOSSIN, tendo ao seu lado dando total apóio e suporte o DR. MARCONE MEIRA, chefe da cirurgia geral do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, que além de um excelente profissional, também se preocupa muito com a saúde dos gordinhos e gordinhas do HSE/PE. Não posso esquecer de mencionar o restante da equipe que participou da cirurgia de nossa amiga Ana: Médicos, Anestesistas e Enfermeiras. Equipe essa que também foi a responsável por minha cirurgia e que graças a competência de todos eles, posso estar aqui hoje com saúde e uma condição de vida bem melhor. Continuo firme fazendo minha dieta e se DEUS permitir no próximo ano farei as minhas plásticas. Bem amanhã sexta-feira dia 05/08/2011, terá reunião do grupo de obesidade do HSE/PE e farei o possível para estar lá. Amanhã voltarei com mais novidades e a confirmação de que o procedimento cirúrgico da nossa amiga ANA, foi por meio de uma VIDEOLAPAROSCOPIA, tipo de procedimento que fará com que a recuperação da paciente seja bem mais rápida. Se DEUS permitir logo estarei de volta com notícias frescas. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!!!  

Garotinho chinês de 4 anos pesa 62 quilos.


Os pais do menino chinês Lu Zhihao, de 4 anos, que tem 1,1 metro de altura e pesa 62 quilos, ainda não sabem o motivo para o filho engordar tanto. Eles disseram que o menino começou a ganhar peso drasticamente a partir dos três meses de idade.
Preocupados, os pais chegaram a levá-lo a vários hospitais, mas o motivo de sua obesidade ainda não foi diagnosticado. Devido ao peso acima do indicado para a idade, Zhihao tem dificuldade para caminhar, 



Conheça dois pontos importantes para você perder peso!!!


Os dois pontos importantes que você precisa trabalhar se deseja realmente perder peso e levar uma vida saudável se chamam: AUTO-ESTIMA e REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.  A mente deve estar sempre tranqüila  para que  você venha a ter uma auto estima inabalável, ou seja não importa as dificuldade que você tiver,  você não deverá  desistir nunca. Para ter um corpo mais elegante, ter saúde e uma melhor condição de vida, você tem que  estar disposta(o)a fazer alguns sacrifícios e mudanças em sua vida, em seus hábitos alimentares e principalmente em sua maneira de pensar.

A Auto-estima:
Assim como em tudo que vamos fazer na nossa vida, precisamos sempre acreditar que nossos planos, metas e sonhos, sempre vão dar certo. E a nossa auto estima precisa estar sempre bem elevada. Na perda de peso, esse ponto parece ser o mais importante, até porque para que você possa fazer uma dieta e uma reeducação alimentar sua mente deve estar sempre focada em realizar seu objetivo.

Você precisa acreditar que tudo vai dar certo, e que nada acontece do dia para noite, e nem por acaso em nossa vida. Coloque em sua mente que você é capaz de tudo e exercite sempre sua auto-estima. Pense todos os dias nos benefícios que você irá ter ao final do processo de perda de peso. Tudo acontece se você acreditar em si mesma(o) e levar as coisas a sério .

A Reeducação Alimentar:
Com a auto-estima, bem elevada você deve se concentrar no segundo ponto. Elabore um plano alimentar, ou seja, uma reeducação na forma de se alimentar. Com a orientação de sua nutricionista elabore uma dieta balanceada e saudável. Começando o quanto antes a colocar em prática. Tudo que for proposto para você por sua nutricionista, realize, faça sempre. Pense sempre nos benefícios a longo prazo, na satisfação e na vida mais saudável que você terá depois que alcançar seu objetivo: A REDUÇÃO DE PESO.

Se você ainda não segue esses 2 pontos, comece o quanto antes. Auto-estima, sem ação não funciona e reeducação alimentar sem auto-estima também não vai levar você a lugar algum. Mas se em algum momento você sentir dificuldades em alcançar seu objetivo, peça ajuda aos seus familiares e amigos. e principalmente tenha fé em DEUS e em si mesmo(a). .

OBS: Com alguns ajustes feitos por mim mesmo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Existem dietas especificas para homens?


Vemos muitas dietas destinadas ao púbico feminino, mas afinal, a dieta é específica para cada sexo? Não sabe responder? Veja aqui nesta matéria a resposta.

Estudos comprovaram que homens e mulheres devem fazer uma dieta de forma diferente. O que a mulher come não deveria ser a mesma coisa para os homens ,mas não é bem assim que acontece .Ambos os sexos precisam de dietas  certas pois os hormônios masculinos e femininos influenciam e muito no processo de perda de peso .

As mulheres quando entram no período da puberdade tende a ganhar algumas gordurinhas, com isso o percentual de gordura nas mulheres será sempre maior que massa magra. Isso quer dizer que as mulheres sempre vão ter a tendência de ter alguns quilos a mais. Mas isso é será resolvido com alguns cuidados, que o público feminino se preocupa bastante. Já  os homens  não se preocupam muito com alimentação e percentual de gordura (isto está mudando muito).


Os homens quando entram na puberdade, tem o privilégio de ganhar mais massa magra do que percentual de gordura .Isso explica porque as mulheres sempre tem uma tendência de ganhar mais peso do que os homens (modelam o corpo -coxas ,quadris ). Os gastos calóricos são bem diferente entre os sexos.
Qual a dieta ideal para os Homens? E para as Mulheres?
Pesquisas apontam que os homens têm uma vida reprodutiva melhor e vive mais com uma alimentação (dieta) que favorece os carboidratos em relação às proteínas. Isto em uma proporção de 8 p/ 1  (diz estudo ).
Já o sexo feminino tem mais sucesso quando esta taxa de porcentagem em relação à quantidade ingerida de carboidratos em relação a proteínas é menor, de 1 p/ 1.
Mas a pesquisa também detectou que os seres humanos sempre fazem o meio termo entre o que é melhor para cada sexo.


Cirurgia bariátrica em crianças!

Menino chegou a 127 quilos!
Cirurgia bariátrica em crianças!
A literatura médica registra pouquíssimos casos de cirurgia bariátrica em menores de 16 anos, mas a tendência é crescente, já que há cada vez mais crianças obesas. Nesta terça-feira, foi noticiada a operação do indiano Ksithijj Jindger, de dez anos, possivelmente o mais jovem da história a ter realizado a cirurgia.
Uma resolução do Conselho Federal de Medicina recomenda “precauções especiais” em cirurgias com pacientes que têm entre 16 e 18 anos, e sequer cita os menores de 16. Porém, o procedimento não é proibido. O cirurgião bariátrico Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, conta que já operou um menino de 11 anos e explica o que pode justificar a medida.
“Doenças associadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e hipertensão, têm aumentado entre crianças. Quando elas não são controláveis clinicamente, o paciente corre risco de vida e a cirurgia é recomendada”, afirmou o médico.

Como a cirurgia só acontece quando há alguma doença grave em questão, é preciso que uma equipe interdisciplinar entre em consenso quanto à operação, assim como os pais. “São casos de exceção que requerem muito critério. É a última opção e é muito bem estudado”, esclareceu Cohen.
Para ele, a principal peculiaridade da cirurgia entre os mais jovens é psicológica. “O mais importante é a criança entender que sua relação com a comida vai mudar”, explicou o especialista. Como a criança não escolhe sozinha sua alimentação, precisa de muito controle. “Os pais são tão pacientes quanto as crianças, é preciso haver cumplicidade da família”, ponderou.
Lilian Zaboto, especialista em obesidade infantil da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), concorda que há casos em que a cirurgia é inevitável, mas alerta para um outro problema de se fazer a cirurgia em crianças e adolescentes.
“Toda pessoa que é submetida à cirurgia bariátrica vai ter depois deficiências protéicas e nutricionais. Em se tratando de uma criança que está em crescimento e desenvolvimento, ela precisa de algumas proteínas essenciais que serão perdidas em conseqüência da cirurgia”, argumentou a médica.
Segundo Cohen, o pós-operatório nas crianças e nos adolescentes não mostra mais complicações que nos adultos, e que a desnutrição não chega a ser um problema. Ele concorda, no entanto, com o fato de que esses pacientes devem ser acompanhados com mais atenção. O médico diz ainda que não há restrições às atividades físicas, e que os jovens podem brincar normalmente.

Obesa no estado da Bahia Passa por dificuldades!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Carteirinha de Cirurgiado. CIM/CBG

Caros amigos e amigas que já fizeram ou estão bem próximos de fazer uma gastroplastia ou cirurgia bariátrica. Se vocês tiverem interesse em ter sua CARTEIRINHA DE CIRURGIADO para ter descontos em alguns restaurantes e rodízios por todo o Brasil, entre em contato comigo pelo e-mail: orlajunior2010@gmail.com ou pelo telefone: 81-8839.9959 e encomende a sua CIM/CBG- Carteira de Informações Medicas/Cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia. Basta uma foto 3X4 e pagar um pequena taxa.