sábado, 28 de maio de 2011

OBESIDADE EM CRIANÇAS.

Os números são alarmantes quando se fala em obesidade infantil. As dobrinhas que antes agradavam à família, hoje preocupam as autoridades mundiais em saúde. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estima que o número de crianças obesas do Brasil cresceu 240% nas últimas duas décadas. O problema é considerado epidemia mundial. A OMS calcula que, no mundo, uma em cada dez crianças está acima do peso. Toda essa preocupação tem sentido. A obesidade acarreta uma série de problemas graves de saúde. Entre a lista de consequências dos quilos a mais estão o diabetes tipo II - até então encontrado nos adultos -, a hipertensão, os altos índices de colesterol e a síndrome metabólica, que resulta de uma associação de fatores de risco que aumenta as chances de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

“A chance de uma criança obesa ser um adulto com o mesmo problema é enorme”, alerta a Dra. Léa Diamant, endocrinologista da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo a médica, são raros os casos de problemas endocrinológicos nas crianças. “O aumento de peso na maioria das vezes vem da alimentação inadequada e da falta de atividade física”, afirma.

Bons exemplos em casa

O cardápio básico do brasileirocomposto de arroz, feijão, bife e salada – estão ficando para trás. Hoje as opções são os pratos rápidos, comida congelada e, para quem tem ainda mais pressa, o chamado fast food.
Para Silvia Piovacari, coordenadora da Nutrição Clínica do Einstein, o bom exemplo de hábitos alimentares tem que vir de casa. As crianças são os reflexos dos pais e vão comer o que eles põem no prato. A recomendação é de que haja no prato, diariamente: verduras, frutas e legumes, no almoço e no jantar. Não é preciso ser radical e abolir todas as guloseimas de que os pequenos tanto gostam. Os especialistas indicam o bom senso como a melhor alternativa. Doces, lanches e refrigerantes podem ser consumidos, mas com pouca freqüência e em quantidades limitadas.

“Os pais precisam fazer opções inteligentes quando o assunto é a alimentação dos pequenos e saber negociar com eles as guloseimas para ocasiões especiais. O importante é que elas não façam parte da rotina da criança”, explica a nutricionista.

Brincadeira saudável

Outro hábito que ajuda os pequenos a manter os ponteiros da balança em cima é a falta de atividade física. E engana-se quem acredita que uma aula de judô ou balé por semana pode ajudá-los a queimar toda a energia. Bom mesmo é brincadeira de criança.
Eles precisam correr, pular, andar de bicicleta, patins e passar tardes brincando com outras crianças”, afirma a Dra. Léa.  A ‘geração videogame’ é a grande candidata a formar uma legião de pessoas obesas – que preferem o computador a uma bola de futebol – e com uma série de problemas tanto de saúde física, quanto de mental. E as estatísticas comprovam: 80% dos adultos obesos foram crianças obesas.

De olho na balança

As crianças ganham por volta de dois quilos e meio por ano, o que corresponde a 200 gramas por mês. Na fase do estirão, que precede a puberdade, o aumento de peso é maior, mas compensado pelo crescimento. Quando o pequeno ganha um quilo por mês, é preciso estar atento. “Recomendo que os pais fiquem atentos ao peso dos filhos, principalmente se tiverem casos de obesidade na família. Se você uma criança engordar três quilos em seis meses é preciso procurar ajuda de um especialista”, comenta a médica. Para cada idadeum peso adequado, medido pelo IMC, utilizado tanto em adultos quanto em crianças. Entretanto, os pequenos têm uma tabela específica que leva em conta a idade e o sexo. “Se a criança estiver com sobrepeso, é um sinal de alerta”, adverte a Dra. Léa. O cálculo é simples: IMC = peso / (altura)2

Tratamento persistente

No caso das crianças, a melhor alternativa para a perda de peso é a união de dois fatores: reeducação alimentar e atividade física. Quanto maior a criança, mais difícil o tratamento porque os hábitos alimentares inadequados a acompanham há tempos. A nova dieta não deve ser restritiva nem radical. Não adianta cortar todas as guloseimas e oferecer um prato de salada. “Partimos dos hábitos que ela tem e diminuímos os excessos gradativamente, enquanto oferecemos alimentos mais saudáveis”, explica a nutricionista. O apoio da família é fundamental nessa hora, afinal quem resiste a um pedaço de bolo de chocolate enquanto come uma fatia de pão integral com ricota? Pais, irmãos, avós e babás precisam mostrar à criança que também se alimentam de forma saudável. Os exercícios devem fazer parte do cardápio saudável. Deixar de lado o videogame e a TV para ir a um parque, brincar na área de lazer do prédio ou até mesmo participar de atividades nas escolas é fundamental para a criança, seja ela obesa ou não. O tratamento exige persistência, isso porque apenas 20% das crianças conseguem atingir o peso adequado. O restante pode ter o que os especialistas chamam de efeito sanfona, ou seja, engordam e emagrecem repetidamente. Portanto, o melhor sempre é prevenir

RECEITAS DE FIM DE SEMANA.

Barrinha salgada
INGREDIENTES:
1 Colher (sopa) de kombu desidratado picado
1 Colher (sopa) de tomate desidratado picado
2 Colher (sopa) de farinha serraceno
2 Colher (sopa) de alho desidratado
1 Colher (sopa) de orégano
2 Colher (sopa) de kombucha
2 Colher (sopa) de cottage
3 Colher (sopa) de crispis de arroz
3 Colher (sopa) de flocos de milho
½ Xícara (chá) de soja torrada
½ Xícara (chá) de tomate desidratado picado
1 clara
Sal a gosto

MODO DE PREPARO:

Bater no processador a colher (sopa) de tomate e o cottage até formar uma pasta, juntar a clara e reservar. Em uma travessa, juntar o crispis de arroz, os flocos de milho, a soja, o tomate desidratado picadinho, o alho, o orégano, o kombucha, o kombu picado e o sal, misturar tudo e juntar à pasta de cottage. Colocar em forminhas e levar ao forno por cerca de 20 minutos.


Barrinha de cereal light

INGREDIENTES:
4 colheres de (sopa) de adoçante em
½ xícara de mel
1 xícara de flocos crocantes
½ xícara de aveia em flocos
½ xícara de uva passa sem sementes
1 colher de (sopa) de margarina light

MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos crocantes, aveia em flocos e uva passa. Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com 1 colher de (sopa) de margarina light, formando um retângulo grande 1 cm de espessura. Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras de 4 cm x 7 cm. Guarde em um recipiente hermético. Rende 12 unidades de 30 gramas.

TÉCNICAS DE CIRURGIA BARIÁTRICA

O Tratamento Cirúrgico Pode Ser Classificado Em 3 Tipos:

GASTRECTROMIA VERTICAL:

PROCEDIMENTO:
Cerca de 80% do estômago é retirado do organismo. O hormônio (grelina) que estimula o apetite para de ser produzido.

CARACTERÍSTICA:
Redução do tamanho do estômago para 1/5 da sua capacidade normal. A parte do estômago que restou é grampeada e transformada em um tubo continuo que vai do esôfago até o duodeno, onde os alimentos são absorvidos.

RESULTADO:
Não há mudanças no processo digestivo. Possui ótimos resultados em termos de perder peso. Não altera a absorção de nutrientes. Perda de 30% a 40% do peso inicial.

DERIVAÇÃO GÁSTRICA EM “Y” DE ROUX:

PROCEDIMENTO:
É a técnica mais usada no Brasil e no mundo atualmente. Representa 80% das gastroplastias segundo a America Society for Metabolic & Bariatric Surgery (ASMBS)

CARACTERÍSTICA:
O estômago é dividido em duas partes por meio de um grampeador, limitando a quantidade de alimento que pode ser ingerida. A porção menor do estômago (do tamanho de uma xícara de café) é ligada ao intestino que também foi reduzido. O segmento restante – estômago, duodeno, e inicio do intestino delgado são unidos lateralmente ao próprio intestino, formando um “y”.

RESULTADO:
Promove aumento de hormônios intestinais que produzem a sensação de saciedade. Auxilia no controle do diabetes tipo 2. Como a menos absorção de nutrientes, os pacientes precisam fazer reposição vitamínica constantemente. Perda de 40% a 45% do peso inicial.

SCOPINARO E DUODENAL:

PROCEDIMENTO:
É a mistura das técnicas de gastrectromia vertical e desvio intestinal. O estômago é cortado transversalmente e é retirado 85% da sua capacidade. A parte restante e ligada ao intestino em forma de “y”.

CARACTERÍSTICA:
É feito um desvio intestinal mudando o caminho por passam os alimentos e sucos digestivos. O alimento digerido entra em contato com o suco gástrico 50 a 100 cm finais do intestino delgado.

RESULTADO:
Possibilitam uma perda de peso maior do que as outras. Têm maior impacto sobre as alterações metabólicas da obesidade. Necessitam de acompanhamento clínico-nutricional mais rigoroso pela grande diminuição da absorção de nutrientes e vitaminas. Perda de 40% a 50% do peso inicial.

Fonte: Dr. Paulo Rosenbaum, endocrinologista do Hospital Albert Einstein.               

sexta-feira, 27 de maio de 2011

T I P O S - D E - B A R R I G A!!!

CADA TIPO DE BARRIGA, UMA DIETA IDEAL

Cada mulher possui formatos de corpos diferenciados, especialmente por conta da genética, há uma dieta que se encaixa perfeitamente com seu tipo físico. 
Barrigas do tipo pochete, pneuzinho, bóia e quadrada. Qual é a sua? 

Tipo Pochete, ou pneuzinho:

A pochete e o pneuzinho pedem um cardápio desintoxicante à base de fibras e líquidos, como cremes, sucos e chás, para melhorar o funcionamento do intestino, eliminar o inchaço e as toxinas retidas. Assim, a gordura desses locais fica menos saliente e aparece menos, diminuindo as medidas.

Tipo Bóia ou quadrada:

Abdômen quadrado e o estilo bola exigem uma dieta de emagrecimento com consumo menor de alimentos ricos em carboidrato à noite. Quando esse macro nutriente não é usado rapidamente como fonte de energia, ele é armazenado no corpo em forma de gordura, engrossando ainda mais a cintura.

fonte:Revista Nova

10 FATOS E CURIOSIDADES SOBRE DIETAS E EMAGRECIMENTO.

01. Uma dieta planejada individualmente para criar um saldo negativo de 500 a 1000 Kcal por dia deve ser parte integrante de qualquer programa de perda de peso que objetive uma diminuição de 0,5 a 1,0 kg por semana.

02. Dietas de baixas calorias, com 1000 a 1200 Kcal por dia, reduzem em média 8% do peso corporal, em três a seis meses, com diminuição de gordura abdominal. Estudos de longo prazo mostram uma perda média de 4% em três a cinco anos.
03. Dietas de baixíssimas calorias, com 400 a 800 Kcal por dia, produzem perda de peso maior em curto prazo, em comparação às dietas de baixas calorias (1000 a 1200 kcal por dia). Entretanto, em longo prazo, no período de um ano, a perda de peso é similar.

04. Dietas pobres em gorduras, sem redução do número total de calorias, não levam à perda de peso. Entretanto, reduzir a quantidade de gordura em uma dieta de baixas calorias é uma maneira prática de se reduzir a ingestão calórica e induzir a perda de peso. As gorduras são os macro nutrientes que ofertam o maior número de calorias cada grama.

05. Dietas que contenham 1400 a 1500 Kcal por dia, independentemente da composição de macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), também levam à perda de peso.

06. Um contato freqüente entre o médico e o paciente e o tempo dispêndio com o paciente auxiliam muito a perda e a manutenção do peso perdido.

07. Uma revisão de mais de 700 estudos, realizados de 1972 a 1999, sobre os efeitos de diferentes dietas na perda de peso, mostrou que programas de dieta com duração de 15 semanas ocasionaram uma perda média de peso de 11 kg, e manutenção de 6,6 ± 0,5 kg do peso perdido após um ano.

08. Estes e vários outros estudos subseqüentes mostram que os pacientes obesos perdem peso quando mantidos em uma dieta restrita, mas que sua perda de peso tende a não se manter em longo prazo.

09. Grande porcentagem dos pacientes recupera o peso perdido: 50% dos pacientes recuperam o peso pré-tratamento em 12 meses e a grande maioria recupera o peso em cinco anos, apenas 11% mantêm uma perda de 5 kg ou mais.
10. Algumas dietas de emagrecimento são nutricionalmente corretas e consistentes com bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas, que encorajam práticas irracionais, algumas vezes perigosas, e que passam a ser feitas pela população, devido à promoção da mídia, ou porque celebridades as estão fazendo ou porque são consideradas novidade. Não há nenhuma evidência científica de longo prazo sobre a efetividade de nenhuma destas dietas, se não houver um balanço energético negativo (ingestão de calorias inferior aos gastos calóricos diários).

Do: Projeto Diretrizes- AMB.

terça-feira, 10 de maio de 2011

FELICIDADE TOTAL: SURPRESA NA BALANÇA!

Boa noite caros leitores, hoje estou aqui de volta para postar um pouco de novidades sobre o meu empenho em perder peso. Quem segue meu blog desde agosto de 2010, deve lembrar que eu fiquei internado no hospital do HSE/PE, durante 7 meses e sete dias. Internei-me, no dia 21 de junho de 2010, e deixei o hospital no dia 28 de dezembro de 2011. Passei o São João, meu aniversário, natal e o réveillon. Foram muitos dias e muitas noites. Fiz uma grande dieta perdi peso e depois fiz a minha redução de estômago. Hoje, 10 meses e 10 dias depois do inicio do meu tratamento, venho aqui informar a todos os meus seguidores, seguidoras, leitores, leitoras, amigos e amigas que no dia 06 de maio de 2011, pesei-me e para minha felicidade o ponteiro da balança marcou 199 kg, ou seja, consegui baixar um bom peso, afinal eu comecei o tratamento com o peso de 298, 700 kg, então significa que minha perda de peso foi bem substancial. Logicamente que ainda continuo na difícil caminhada, mas com certeza não perco meu bom humor e nem tampouco minha força de vontade. Bem, tenho que ser sincero com todos vocês, muitas vezes sinto uma grande fraqueza, uma moleza, algumas dores localizadas nas pernas e braços. Mas segundo meu grande amigo e médico: Dr. Gilberto Pagnossin, tudo isso é normal e durante os próximos 6 meses sentirei esses sintomas, inclusive posso até ter queda de cabelos. Mas logo estarei firme e forte, inclusive estou tentando fazer uma parceria com uma academia de ginástica para ajudar na perda de peso. Espero conseguir. Bem vou ficando por aqui e se DEUS permitir logo estarei de volta com mais novidades. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS!         

40 Dicas para voltar ao Peso Ideal!!!

Diante das promessas de mudanças e das consequências sentidas com as roupas apertadas por causa de abusos cometidos nas festas de fim de ano, é comum ficar vulnerável aos atalhos que levam ao emagrecimento relâmpago.

Aqui está reunido os truques para fazer o ponteiro da balança voltar ao normal sem que você passe fome.

1) Nada de se desesperar: esqueças as dietas muito restritivas ou que prometem um grande emagrecimento em um período pequeno de tempo. A longo prazo o resultado é desastroso.

2) Comece fazendo um diário com os alimentos que você ingere todos os dias. Você perceberá os erros e se auto-corrigirá. (Quando você erra no cardápio, seu corpo sofre os efeitos).

3) Estabeleça uma rotina alimentar.

4) Estipule cinco refeições por dia, com horários para que elas aconteçam. E cumpra.
5) Analise os rótulos dos alimentos. Muitas vezes, os alimentos light contém uma pequena diferença na quantidade calórica, que nem compensa a troca. (Informação saudável emagrece).

6) Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo.
7) Opte por leites e derivados desnatados. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação. (Aprenda a diferenciar os tipos de gorduras).

8) Cuidado com os embutidos (mortadela, salame, presunto). Eles carregam uma quantidade considerável de gordura, colesterol e sódio.

9) Escolha embutidos com menor quantidade de gordura como, por exemplo, o peito de peru.

10) Não fique mais do que quatro horas sem se alimentar.

11) Faça lanchinhos entre as refeições, hábito essencial para uma alimentação saudável.

12) Para esses lanches, opte por alimentos fáceis de serem obtidos e carregados na bolsa, como iogurte, barrinha de cereais, frutas e bolacha salgada.

13) Coma pelo menos duas frutas por dia.

14) Consuma as frutas (maçã, pêra, uva) com casca.

15) Saladas e legumes devem fazer parte da sua alimentação diária.

16) Evite preparações altamente calóricas como gratinadas, fritas, à parmegiana, à milanesa e quatro queijos.

17) Tempere as saladas com suco de limão e vinagre.

18) O azeite tem gorduras boas para o coração. Mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, use com muita moderação.

19) Doces devem ser evitados, principalmente bolos recheados, tortas, bomba de chocolate.

20) Prefira sanduíches naturais aos oferecidos pelos fast-foods.

21) Atum e sardinha em conserva são ótimos para uma salada ou um sanduíche. Mas, lembre-se: Utilize a versão light, conservada em água, não em óleo. (Enlatados exigem cuidados no consumo).

22) Prefira as carnes menos calóricas, como peixe, frango e cortes magros de carne bovina. (Peixes promovem uma onda de boa saúde).

23) Retire a pele do frango.

24) Cuidado com os molhos à base de maionese para temperar saladas.

25) Prefira os picolés ao sorvete de massa.

26) Sucos naturais são uma ótima pedida para se refrescar.

27) Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 ml) apresenta 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral. (Água com sabor faz 2 litros parecer pouco).

28) Evite bebidas gaseificadas, mesmo as que não contenham calorias, como água e refrigerantes light.

29) Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 ml) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada.

30) Um grama de álcool tem 9 calorias. um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas 4 calorias: ou seja, aquele copinho de cerveja engorda bem mais do que um pedaço de pão. Portanto, evite as bebidas alcoólicas se o objetivo é emagrecer.

31) Se for a um barzinho, evite os petisco fritos, amendoins e castanhas de caju.

32) Não vá ao supermercado com fome. Isso somente fará com que não resista quando passar pela gôndola de doces e salgadinhos. (Encha o carrinho de aliados da dieta).

33) Beba muita água, pelo menos, dois litros por dia.

34) Cuidado com o café. Beba, no máximo, quatro xícaras por dia.

35) Inicie a refeição com um prato grande de saladas (folhas e legumes cozidos).

36) Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

37) preferência a alimentos ricos em água e de baixo valor calórico, como frutas, legumes e verduras. Você poderá consumir um volume maior desses alimentos, comparando com aqueles ricos em calorias.

38) Evite fazer a última refeição do dia perto da hora de se deitar. Para não prejudicas a digestão dos alimentos e o sono, faça o jantar, pelo menos, uma hora e meia, antes de ir para a cama.

39) Boa notícia para quem é de lanchonetes: as grandes redes de sanduíches possuem opções saudáveis. Entre elas, destacam-se salada, água de coco e frutas.

40) Não encare a dieta como punição. Afinal, a reestruturação alimentar garante um corpo mais bonito e saudável. A dieta nada mais é que um presente que você dá a si mesmo. Mantenha as atitudes positivas ao longo do emagrecimento.