domingo, 30 de janeiro de 2011

NOVIDADES DA SEMANA: DE VOLTA AO LAR

Boa noite caros leitores e leitoras, hoje chego com várias novidades: depois de sete meses e sete dias, para ser mais exato: dia 28/01/2011, meu grande amigo e futuro vereador de OLINDA: ROBSON SIMPLÍCIO, foi me buscar no HSE, pois finalmente recebi alta e pude voltar para casa. AGRADEÇO AO GRANDE ROBSON E SUA ESPOSA VANINHA, PELO CARINHO E AMIZADE. Graças ao maravilhoso DEUS, ao meu grande amigo e cirurgião DR. GILBERTO PAGNOSSIN, ao cirurgião DR. MARCONE MEIRA e toda a equipe médica do HSE minha cirurgia foi um sucesso total e minha recuperação está sendo 100% melhor, contando também com os  cuidados especiais que minha mulher ANINHA, está dedicando a mim.  No momento continuo fazendo a dieta liquida, tomando 50 ml de meia em meia hora, mas na segunda-feira vai ser modificada. Ainda estou com uma sonda gástrica e com alguns pontos em minha cirurgia, mas segundo meu médico no dia 11/02/2011, se tudo estiver em ordem comigo, tudo será retirado e provavelmente minha dieta será modificada. Aproveito para informar a todos os amigos e amigas do grupo de obesidade do HSE, que a reunião mensal do mês de fevereiro será no dia 11/02/2011, e não no dia 04/02/2011, como estava prevista.  Não deixem de vir com seus familiares e informar a todas as pessoas que sejam funcionárias, funcionários públicos e seus dependentes, que tenham interesse em participar do programa da obesidade.  Com relação à despedida, as pessoas que sempre cuidaram de mim, ficaram um pouco tristes com minha partida, pois todos disseram que vão sentir muito minha falta. Eu também sentirei muita falta de todos. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer todos os funcionários e funcionárias do HSE, pelo cuidado, carinho, amor, atenção que todos dedicaram a mim durante o período que estive internado. Durante o tempo que estive internado, aprendi muitas coisas com a maioria de vocês, mas a principal foi que: ainda existem pessoas de coração maravilhoso e capazes de gestos de ternura. Obrigado por tudo.  Bem agora vou ficando por aqui e com a Permissão de DEUS, logo estarei de retorno. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.


RECEITA DE DOMINGO - BIFE COM COGUMELO.

INGREDIENTES:

4 bifes de filé mignon
sal agosto
¼ de colher (chá) de pimenta-do-reino
100 g de cogumelo
¼ de xícara (chá) de pimentão verde picado
1 cebola pequena cortada fininha
2 colheres (sopa) de vinho branco light

MODO DE PREPARO:
Coloque os bifes em um refratário. Polvilhe com sal e pimenta. Cubra com o cogumelo, o pimentão e a cebola. Regue com o vinho, cubra com papel-manteiga e leve ao micro-ondas por 9 a 10 minutos em potência alta, ou até que a carne esteja macia e perca a cor avermelhada. Vire na metade do tempo. Deixe descansar por 5 minutos.
Sirva acompanhado de arroz ou macarrão.

TEMPO DE PREPARO: 15 MINUTOS
RENDIMENTO: 4 PORÇÕES
CALORIAS POR PORÇÃO: 200,00
GRAU DE DIFICULDADE: MÉDIO
CUSTO: MÉDIO

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 61 - 65/107

61.Excesso de frutas: Fruta é açúcar simples, energia de emergência, absorvida rapidamente. Quando exageramos nas quantidades, é o mesmo que estar comendo chocolate, portanto excesso de frutas pode engordar.
62.Você deve emagrecer por sua saúde, sua beleza, sua vontade. Não para agradar quem quer que seja. Desenvolva uma motivação interna.
63.Em vez de óleo de soja, prefira azeite de oliva, girassol.
64.Caminhe no mínimo 30 minutos pelos menos três vezes por semana.
65.Pratique um esporte qualquer.


domingo, 23 de janeiro de 2011

RECEITA DE DOMINGO - BOLO DE CENOURA E CANELA

INGREDIENTES:
2 cenouras médias (300 g)
2 ovos
½ xícara (chá) de óleo de soja
10 envelopes de adoçante não calórico
1 colher (chá) de canela em
½ copo (requeijão) de suco de laranja
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em
MODO DE PREPARO:
Raspe as cenouras, corte-as em rodelas e reserve. Bata os ovos no liquidificador. Batendo sempre, junte o óleo, o adoçante, a canela, a cenoura reservada e o suco de laranja. Bata bem e reserve. À parte, misture a farinha de trigo e o fermento. Junte a mistura do liquidificador à farinha e mexa para os ingredientes ficarem bem incorporados. Despeje em uma assadeira pequena untada e polvilhada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 minutos.
TEMPO DE PREPARO: 45 MINUTOS - RENDIMENTO: 20 PEDAÇOS PEQUENOS
CALORIAS POR PORÇÕES: 97,50
CARBOIDRATOS: 9,51 - PROTEÍNAS: 1,78 - LIPÍDIOS: 0,22
GRAU DE DIFICULDADE: MÉDIO  - CUSTO: MÉDIO

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 56 - 60/107

56. Nas extravagâncias como festascasamentosaniversárioschurrascosbatizados, etc...Não se preocupe: coma normalmentesem compulsãomais dentro de sua vontade. Tenha consciência de que quanto maior for ao mistura de alimentos ou a quantidademaior será o tempo de digestão. Lembrando que a sensação de fome significa: "Gastei tudo que comi. Ou você come agora ou "vai tirar de reserva".  Terminada a extravagância, interrompa a sua alimentação e espere a fome chegar. Se a sensação de fome significa que o organismo gastou tudo que foi ingerido, quer dizer que não houve estocagem de gordura. A energia resultante da sua extravagância será utilizada enquanto durar o período de jejum. O importante é esperar a fome vir. Se comer antes, a taxa de glicose aumentará e a energia circulante (dos alimentos = calorias) será imediatamente estocada. Neste caso seu peso vai aumentar.
57. É mais fácil emagrecer quando a família toda está envolvida no processoporque para conseguir o peso ideal a mudança dos hábitos alimentares é essencial. Se você convive com a maioria de pessoas gordas e com maus hábitos alimentares , dificilmente conseguirá fazer uma alimentação balanceada e saudável. ( a comida sempre seguirá a tendência da maioria ou seja será gordurosa e os doces predominaram como sobremesa.) OBS.: " O HÁBITO FAZ O MONGE."
58. Um bom truque para emagrecer é tomar um copo d’água na hora em que fome surgir e esperar 15 minutos para se alimentarDurante este período , a energia necessária para o metabolismo é retirada das reservas ( emagrecimento.)
59. Durante as refeições , evite tomar águapois o líquido dilui os sucos gástricos e aumenta o tempo de digestão.
60. Não pule as refeições achando que vai emagrecer mais rápido. Uma refeição pode ser dispensada se não houver fomemas não deve ser compensada na próxima alimentação.

sábado, 22 de janeiro de 2011

NOVIDADES!!!

Boa noite, amigas e amigos, estou aqui hoje com algumas novidades: como foi postado anteriormente minha operação foi um sucesso e devido a esse motivo minha dieta mudou,  agora me alimento de 30 em 30 minutos com 50ml de liquidos sendo o cardápio composto de: suco de frutas, leite de soja com sabor de frutas, extrato de carne,  água de coco, caseical, maltodrextina e nos intervalos de cada alimentação: 30ml de água mineral. DR. GILBERTO PAGNOSSIN, o cirurgião que me operou, retirou o dreno, fechou a sonda gástrica e suspendeu a dosagem de soro diária. Todos os dias ele vem me visitar.  DRA. SILVANA VILELA, a nutricionista grupo de obesidade, no dia que não pode vir pessoalmente, sempre me telefona para saber se está tudo bem comigo. Essa semana foi bastante agitada pois concedi varias entrevistas:  JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO, JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO, JORNAL AQUI PE, TV TRIBUNA, TV JORNAL DO COMÉRCIO, TV CLUBE e RÁDIO FOLHA DE PERNAMBUCO. Durante a semana recebi algumas visitas: DRA. STELA, psicóloga, DR. GILBERTO PAGNOSSIN, cirurgião, MÁRCIA, assistente social, MARIA LÚCIA, assistente social, DRA. SILVANA VILELA, nutricionista. Bem vou ficando por aqui e com a permissão de DEUS, logo estarei de volta. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.  

RECEITAS DE SÁBADO

COQUETEL DE MORANGO

Ingredientes:
• 1/2 copo de morangos triturados
• 1/2 copo de leite desnatado e diet
adoçante em q.b.

MODO DE PREPARO:
Num copo misturador, junte todo os  ingredientes e agite-os muito bem. Divida a bebida por copos altos e decorados com morangos inteiros. Sirva bem fresco e sem demora.

COQUETEL DE KIWI

Ingredientes:
• 1/2 copo de Kiwi triturado
• 1/2 copo de refrigerante de limão Diet
adoçante q.b.

MODO DE PREPARO
Misture bem a polpa dos kiwis com o refrigerante de limão diet e o adoçante. Transfira a bebida para copos altos e decore cada um deles com rodelas de kiwi. Sirva bem fresco.

COQUETEL DE TOMATE E PEPINO

Ingredientes:
• 1 tomate maduro
• 2 rodelas de pepino
• 1 folha de alface

MODO DE PREPARO
Limpe o tomate e o pepino de peles e sementes. Á parte, lave a folha da alface e corte-a em pedaços. De seguida, triture os três ingredientes na centrifuga ou num liquidificador e coe por um passador. Distribua por copos altos e sirva de imediato.


DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 51 - 55/107

51.Tenha sempre à mão cenoura crua pequena ou picada para os intervalos das refeições.
52.Prefira carboidratos "bonzinhos" como lentilha, feijão, soja, trigo e arroz integral, pois estes estimulam menos o pâncreas e não levam a insulina a níveis elevados.
53.Não pense no peso ideal e sim no piso viável , aquele clinicamente saúdavel que a deixe bonita e seja possível manter . Respeite seu tipo físico.
54.Não tenha pressa para emagrecer, você ficará ansiosa , e com a sensação de que sua alimentação não está dando certo e daí para desistir é um pulo. Não tenha pressa , tenha persistência para mudar seus hábitos alimentares.
55.Estabeleça metas realistas e viáveis. Por exemplo, começar a caminhar dez minutos todos os dias.esta semana. Certamente será capaz de cumpri-la e depois poderá aumentar o tempo. Proposta do tipo " Vou correr 10 quilômetros por dia", se você é sedentária , são descabidas e frustram Gratifique-se a cada meta conquistada.

sábado, 15 de janeiro de 2011

NOVIDADES!!!

          Boa noite, caros leitores e leitoras, primeiramente quero agradecer à senhora WILMA, mãe de PAULA PATRÍCIA (que fez a gastroplastia há três meses) pela mensagem recebida em seu grupo de oração, contando que eu me tranquilizasse, pois tudo iria dar certo em minha cirurgia, sua presença trouxe muita paz , luz e conforto, ao final de sua visita fizemos uma oração para agradecer a DEUS por todas as maravilhas acontecidas até o presente momento.
          Finalmente depois de quase sete meses, submeti-me a uma gastroplastia (redução do estômago) que foi realizada na quarta-feira dia 12 de janeiro de 2011 e para minha felicidade e da equipe cirúrgica foi um total sucesso. Passei 23 horas na UTI como é de praxe nesses casos, vim para o apartamento na quinta-feira dia 13, por volta das 11horas e no horário das visitas veio a minha amada mãe a Senhora JOSETE OLIVEIRA  e minha cunhada CARLA FABIANA e no final da tarde veio o DR. GILBERTO PAGNOSSIN, o grande cirurgião por quem fui operado e   examinou a cirurgia constatando que estava tudo maravilhoso.
          Na sexta-feira dia 14 de janeiro de 2011, recebi muitas visitas, sendo elas: PAULA PATRÍCIA, ex-gordinha, cirurgiada há três meses, STELA (psicóloga e amiga), WALQUÍRIA (ex-gordinha), MÁRCIA (assistente social), MARIA HELENA (assistente social) , Ana Cláudia (assistente social) . RISOLENE NUNES (gestora do IRH) e o grande cirurgião DR. GILBERTO PAGNOSSIN que mais uma vez me examinou e liberou a dieta de 30 ml de água a cada hora.
          Hoje, sábado 15 de janeiro de 2011, recebi a visita do grande importador e amigo DIVALDO, além de muitos amigos do HSE e mais uma vez DR. GILBERTO PAGNOSSIN esteve aqui para saber como eu estava, conversamos e tudo está na mais perfeita ordem. Não posso esquecer também nesses dias de pós-cirurgia que tenho recebido muitos telefonemas das pessoas que gostam e torcem por mim.
          A cirurgia foi realmente um sucesso, pois estou caminhando pelo corredor, fazendo fisioterapia e exercícios respiratórios.
          Por hoje termino e se DEUS permitir, logo estarei de volta.
          VIDA LONGA E PROSPERIDADE  A TODOS.

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 46 - 50/107

46.    Evite tomar café à noite . A cafeína é estimulante e dificulta o sono, facilitando os ataques noturnos à geladeira.
47.    Se você é de hambúrguer , invista nos de frango ou peru.
48.    Para evitar o hábito de beliscar , não armazene em casa biscoitos , bolos, doces e chocolates. OBS. Se não tiver não come. Lembre-se disso.
49.    Aceite que está gorda(o) e que vai mudar essa situação.
50.    Depois de engolir cada porção, coloque o garfo na mesa e faça uma pausa antes de reabastecer de um novo bocado.

RECEITA DE DOMINGO - CARNE MOÍDA À INDIANA

INGREDIENTES:

200 g de patinho moído sem nenhuma gordura
1 ovo
½ cebola batidinha sal e pimenta-do-reino a gosto
algumas gotas de molho inglês
1 colher (café) de curry
40 g de queijo gouda ralado
2 tomates
2 bananas pequenas
MODO DE PREPARO:

Misture a carne moída com o ovo e a cebola. Tempere com sal, pimenta, molho inglês e curry. Amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea. Molde-a em dois bifes
achatados e grelhe-os sem gordura. Salpique cada bife com a metade do gouda. Lave os tomates e dê-lhes corte na superfície. Corte as bananas ao meio no comprimento.
Arrume os bifes e os tomates numa fôrma refratária e gratine no forno. Frite as bananas de ambos os lados em uma frigideira levemente untada com óleo. Sirva os bifes acompanhados da banana.


TEMPO DE PREPARO: 40 MINUTOS
RENDIMENTO: 2 PORÇÕES
CALORIAS POR PORÇÃO: 322,00
GRAU DE DIFICULDADE:
MÉDIO CUSTO: MÉDIO

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

NOVIDADES DA SEMANA!!!

Boa noite caros leitores e leitoras hoje estou aqui com algumas novidades: a primeira e que no domingo recebi a visita do meu grande amigo e futuro vereador da cidade de Olinda: ROBSON SIMPLÍCIO e sua querida esposa EDVANIA FERREIRA (VANINHA), durante a semana recebi também a visita de minha elegante e sensível amiga MÁRCIA. Esteve aqui essa semana a minha doce e gentil amiga dessa e de outras vidas: STELA, sempre muito radiante e alegre. Estiveram aqui também o casal LÍCIA E DAVI, duas pessoas super especiais. Hoje veio me visitar a princesinha GABI e sua mãe CEÇA. A segunda boa novidade é sobre nossa amiga MÔNICA LUCENA, que fez sua cirurgia de gastroplastia e recebeu alta na segunda-feira dia 10/02/2011. Deixou o hospital muito bem de saúde e cheia de alegria. Outra excelente novidade é que amanhã dia 12/02/2011, serei submetido a minha cirurgia de gastroplastia. Peço a todos os meus leitores e leitoras que orem por mim e por toda a equipe médica.  Bem vou ficando por aqui e se DEUS permitir logo estarei de retorno. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.     

DICAS PARA VOCÊ EMAGRECER COM SAÚDE!!! 41 - 45/107

41.    Evite líquidos às refeições . O estômago dilata, come-se pouco e dá fome.
42.    No restaurante , dispense o couvert. Cenoura , erva-doce e pepino em tiras substituem muito bem.
43.    Coma uma fruta cerca de 40 minutos antes da refeição , a sensação de saciedade evita que se coma vorazmente depois, mas fuja das mais gordurosas , como abacate.
44.    Prefira refrigerantes "ZERO", água e limonada.
45.    Mastigue cada porção pelo menos 20 vezes, o ato de ingerir um alimento deve ser consciente.

RECEITA PARA O SÁBADO - CARNE MOÍDA À INDIANA

INGREDIENTES:

200 g de patinho moído sem nenhuma gordura
1 ovo
½ cebola batidinha sal e pimenta-do-reino a gosto
algumas gotas de molho inglês
1 colher (café) de curry
40 g de queijo gouda ralado
2 tomates
2 bananas pequenas
MODO DE PREPARO:

Misture a carne moída com o ovo e a cebola. Tempere com sal, pimenta, molho inglês e curry. Amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea. Molde-a em dois bifes
achatados e grelhe-os sem gordura. Salpique cada bife com a metade do gouda. Lave os tomates e dê-lhes corte na superfície. Corte as bananas ao meio no comprimento.
Arrume os bifes e os tomates numa fôrma refratária e gratine no forno. Frite as bananas de ambos os lados em uma frigideira levemente untada com óleo. Sirva os bifes acompanhados da banana.


TEMPO DE PREPARO: 40 MINUTOS
RENDIMENTO: 2 PORÇÕES
CALORIAS POR PORÇÃO: 322,00
GRAU DE DIFICULDADE:
MÉDIO CUSTO: MÉDIO

sábado, 1 de janeiro de 2011

NOVIDADES!!!

Boa noite caros leitores e leitoras, mais um ano se inicia e segundo meu médico, DR. GILBERTO PAGNOSSIN, nesse mês de janeiro irei submeter-me a minha gastroplastia. Estou no aguardo, com tranqüilidade e em DEUS. Aproveito para informar aos meus queridos leitores e leitoras que essa semana estará se internando a nossa colega do grupo de obesidade: Mônica Lucena para se submeter a sua cirurgia de redução do estômago. Bem vou ficando por aqui e se DEUS permitir logo estarei de volta. VIDA LONGA E PROSPERIDADE A TODOS.